Você sabia que Campinas é a segunda cidade mais arborizada do Brasil? Com um impressionante índice de arborização de 87,5%, ela também se revela um ótimo destino para quem quer dar uma escapadinha de SP e aproveitar o melhor que a natureza tem a oferecer.
Segundo a pesquisa realizada pelo IBGE, três de dez cidades desta lista ficam no estado de São Paulo, elas são: a própria capital, Guarulhos e Campinas. Essa classificação considera os maiores percentuais de arborização em vias públicas. Ou seja, apesar de sermos conhecidos pelos edifícios e grandes construções, ainda é possível encontrar áreas verdes para curtir por aqui.
O que fazer em Campinas?
Maria Fumaça Campinas
Que tal apreciar a natureza pela janela do vagão da Maria Fumaça? Esse passeio digno de cena de novela acontece todos os finais de semana, as tarifas custam partir de R$ 35 e é um espetáculo a parte, com direito até a comidinhas para acompanhar a jornada.
📍Rua Doutor Antônio Duarte da Conceição, 1501 – Jardim Madalena
Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini
Inaugurado em 1977, este observatório é o primeiro do Brasil e, por lá, pode-se observar os astros com diversos telescópios. Os ingressos custam a partir de R$ 5 e o local funciona sexta e domingo à noite.
📍Estrada do Capricórnio – Serra das Cabras
Museus:
Museu de História Natural de Campinas
Considerado um dos cartões-postais da cidade, o museu tem cerca de 6 mil peças, como fósseis, insetos e botânica, que exibem a biodiversidade do estado de São Paulo. Além desta área, o complexo também abriga um aquário e serpentário para visita.
📍Rua Coronel Quirino, 02, Parque Bosque dos Jequitibas – Bosque
Museu da Imagem e do Som de Campinas
O MIS de Campinas pode ser tão encantador quanto o da capital. Isso por que ele está localizado no Palácio dos Azulejos, um casarão de 1878.
📍Rua Regente Feijó, 859 – Centro
Parques:
Parque Pico Das Cabras
Este parque abriga o Museu Aberto de Astronomia e é um ótimo local para praticar a observação à natureza.
📍Estrada do Capricórnio – Joaquim Egídio
Parque Portugal – Lagoa do Taquaral
O parque mais famoso da cidade tem uma grande lagoa com a réplica de uma caravela, além das árvores que deixam o ambiente ainda mais verde. Por lá, vale reservar alguns minutos — ou melhor, horas — para fazer uma caminhada e apreciar a vista.
📍Avenida Doutor Heitor Penteado, 1671 – Parque Taquaral
Parque Bosque dos Jequitibás
Localizado na região central da cidade, essa reserva nativa da Mata Atlântica abriga uma série de atrações, como: um zoológico com animais silvestres, museu natural, aquário municipal, quiosques e o Teatro Carlos Maia.
📍Rua Cel. Quirino, 02 – Bosque
Parque das Águas
O parque é repleto de atividades e dividido em três áreas: recepção; cultura e lazer e preservação.
📍Avenida Paulo Correa Viana, 438 – Parque Jambeiro
Campinas, onde sustentabilidade e vida urbana se encontram
Campinas é um exemplo de sustentabilidade e seu título de segunda cidade mais arborizada do Brasil não se deve apenas aos parques e jardins da região, mas também à integração de práticas sustentáveis na vida urbana.
Então, se você deseja conhecer áreas verdes, visite Campinas, que está localizada apenas a 1h30 da capital paulistana, e aproveite as atrações da segunda cidade mais arborizada do país.