Shopping na República concentra mais de 20 lojas especializadas nos famosos “bolachões”.
Quem vê a passagem entre as ruas Sete de Abril e Barão de Itapetininga, na República, não imagina que há no local a maior concentração de discos de vinil de São Paulo. É bem ali que fica a Galeria Nova Barão, centro comercial que reúne nada menos que vinte e três lojas especializadas nos saudosos “bolachões”.
+ 40 coisas para fazer em São Paulo pelo menos uma vez na vida
Com piso digno de calçadão, o shopping a céu aberto surgiu nos anos 1960, com comércio voltado à venda de pedras preciosas e serviços de cabeleireiro. Posteriormente, nos anos 1990, o cenário começou a mudar. Aos poucos, algumas lojas que eventualmente ficavam vazias acabavam dando lugar a milhares de vinis. Isso se tornou chamariz para um público completamente diferente daquele que frequentava o local.
Resistindo ao passar dos anos, os catálogos de hoje são bastante diversificados, com preços sobem até R$ 3 mil, dependendo da raridade da peça. É possível achar também alguns LPs de bandas e cantoras pop do momento, mas o foco nunca sai dos títulos mais antigos.
O valor histórico da Galeria Nova Barão torna o passeio interessante para qualquer um que ame música, seja velho ou novo. Além disso, vá preparando o bolso: uma vez por lá, fica difícil não querer adquirir uma vitrola e começar sua própria coleção de vinis.
Onde: Rua Sete de Abril, 154 – República