×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

5 livros que se passam em São Paulo

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

livros sp

Apaixonado por leitura e pela cidade de São Paulo? Que tal juntar os dois?

Alguns livros têm histórias personagens marcantes, outros têm cidades tão marcantes quanto aqueles que fazem parte da história. São Paulo é o tipo de cidade que tem esse potencial. Ela rouba a cena, se integra na história e até se torna tão importante quanto quem a faz acontecer.

Veja também: 10 músicas que retratam a cidade de São Paulo

Preparamos uma lista com cinco livros que têm suas histórias contadas aqui na capital. Confira:

Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato

Apesar do livro tratar da cidade de São Paulo, ele é feito, sob a ótima do autor mineiro em relação à cidade cinza. Toda a ação do livro se passa num só dia, o dia 9 de Maio de 2000. A localização precisa da ação é dada logo no início: São Paulo, 9 de maio de 2000. O livro retrata múltiplos acontecimentos vividos na cidade de São Paulo por meio de pequenos textos independentes. Rapidamente, somos expostos a textos que expressam o que poderia ser um mínimo recorte de uma visão aérea da megalópole.

eles eram muitos cavalos

Capão Pecado, de Ferréz

Esta obra conta a história de Rael, um garoto que sonha ser escritor, e se apaixonou pela namorada do melhor amigo. Neste livro, o autor busca expôr os códigos, o cotidiano de Capão Redondo, região na periferia de São Paulo. Marco da literatura marginal, Capão pecado transformou Ferréz numa referência da luta por uma voz que sempre fala, mas nunca é ouvida. E agora pode ser lida.

capao pecado

Brás, Bexiga e Barra Funda, de Antônio de Alcântara Machado

Os contos contidos na obra refletem a integração do imigrante italiano em São Paulo. Escritos em linguagem peculiar, eles são marcados pelo vocabulário ítalo-brasileiro. Uma verdadeira viagem no tempo através de registros históricos da cidade na década de 1930.

Publicidade

bras bexiga e barra funda

O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho

Ambientado no bairro da Liberdade e num pavilhão japonês do Paraíso, esse romance sem fronteiras, une a Osaka de outrora à São Paulo de hoje. Setsuko, dona de um restaurante japonês, pergunta a um cliente se ele é escritor e passa a narrar uma trama ligada à Segunda Guerra Mundial, que mostra uma das facetas mais terríveis da história contemporânea, tanto do Japão, quanto no Brasil. A partir daí, o livro entrelaça tempos e espaços que o leitor julgaria essencialmente separados.

o sol se poe em sao paulo

As meninas, de Lygia Fagundes Telles

Três jovens universitárias partilham um pensionato de freiras na cidade de São Paulo, nos finais da década de 1960, quando a ditadura militar se impunha na sociedade brasileira. Lorena estuda Direito para seguir carreira; Lia desistiu do curso de Ciências Sociais para fazer a revolução; Ana Clara droga-se, frequenta um psicanalista e pretende juntar-se com um velho rico.

as meninas

Veja também: 10 filmes e séries gravados na cidade de São Paulo

Foto de capa: Nubia Navarro (nubikini)