×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura

Dia do Cinema Brasileiro: 13 dos melhores filmes nacionais das últimas décadas

By Giulia Trecco

dia do cinema brasileiro

Lista reúne obras de diferentes gêneros, lançadas entre 1998 e 2019.

Em comemoração a mais um Dia do Cinema Brasileiro (celebrado anualmente em 19 de junho), preparamos um listão com 13 das produções nacionais mais memoráveis das últimas décadas.

Abril Despedaçado (2001)

Com Rodrigo Santoro no papel principal, o filme de Walter Salles acompanha Tonho, um jovem que vive com sua família no sertão brasileiro. Pressionado por seu pai a vingar a morte do irmão, ele passa a questionar o porquê de toda aquela violência. Foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro no BAFTA e no Globo de Ouro.

 

Central do Brasil (1998)

Também dirigido por Walter Salles, “Central do Brasil” rendeu a Fernanda Montenegro uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Ela interpreta Dora, uma ex-professora que ajuda um garoto cuja mãe acabou de morrer.

 

Bacurau (2019)

Maior êxito cinematográfico do Brasil nos últimos tempos, “Bacurau” acompanha os habitantes de uma cidadezinha no interior do Nordeste. Depois de “sumirem do mapa”, eles precisam lutar pela sobrevivência contra ameaças estrangeiras. Foi mundialmente aclamado, ganhando prêmios nos festivais de Cannes, Munique, Lima e Montreal.

 

Um Copo de Cólera (1999)

Com Alexandre Borges e Júlia Lemmertz, o longa mostra a rotina de um casal de amantes na chácara onde ele, um ex-ativista, se refugiou. Certa manhã, um buraco feito por formigas em uma cerca acaba gerando uma intensa troca de acusações entre ele e a namorada, uma jornalista política.

 

Praia do Futuro (2014)

O salva-vidas Donato se apaixona por um piloto alemão e parte com ele para Berlim. Anos depois, seu irmão mais novo, Ayrton, parte em busca de Donato, a quem sempre enxergou como um herói.

 

Aquarius (2016)

Com lista extensa de prêmios em festivais ao redor do mundo, “Aquarius” tem Sônia Braga como uma jornalista aposentada que luta contra uma construtora para evitar que o prédio onde viveu a vida toda seja demolido.

 

As Boas Maneiras (2017)

Inovador, “As Boas Maneiras” explora um gênero menos comum entre as produções nacionais: o horror. Marjorie Estiano é Ana, uma grávida que contrata uma enfermeira da periferia de São Paulo para ajuda-la nos últimos meses antes de dar à luz. Os comportamentos estranhos da patroa levam a uma ótima história baseada no folclore brasileiro.

Publicidade

 

Minha Mãe É Uma Peça (2013)

Obra-prima do cinema brasileiro, o filme consagrou o ator Paulo Gustavo como um dos novos nomes da comédia nacional. Ele interpreta Hermínia, dona de casa divorciada e mãe de três filhos. O sucesso da personagem rendeu ainda duas sequências, lançadas em 2016 e em 2019, respectivamente.

 

Cidade de Deus (2002)

Dirigido por Fernando Meirelles, disputou o Oscar nas categorias de direção, roteiro adaptado, edição e fotografia. O protagonista é Buscapé, morador da Cidade de Deus, uma das favelas mais violentas do Rio de Janeiro. Por lá, usa seu talento como fotógrafo para analisar o dia a dia na comunidade.

 

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)

Mauro, um garoto de 12 anos, vê seus pais, militantes de esquerda perseguidos pela ditadura militar, “saírem de férias” de uma hora para outra. Ele vai morar com o avô, que acaba falecendo no mesmo dia em que recebe o garoto em sua porta.

 

Carandiru (2003)

No Carandiru, maior presídio da América Latina, um médico sanitarista embarca em um trabalho para impedir a transmissão do HIV entre detentos.

 

O Auto da Compadecida (2000)

Baseado na peça homônima de Ariano Suassuna, o longa mostra as desventuras de João Grilo e Chicó, que sobrevivem de pequenos golpes. Grande sucesso de bilheteria, foi o filme mais visto por aqui em 2000, com mais de 2,1 milhões de espectadores nos cinemas.

 

O Lobo Atrás da Porta (2014)

Chocante, “O Lobo Atrás da Porta” tem Leandra Leal na melhor atuação de sua vida. Ela é Rosa, uma mulher que se envolve em uma rede de amor, vingança, ciúmes e mentiras, o que leva ao desaparecimento de uma criança.