×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...

6 estádios na cidade de São Paulo que todo fanático por futebol tem que conhecer

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

estádios na cidade de são paulo

Na verdade, a lista de estádios pode ser pra qualquer um; afinal, como dizia Skank: “Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?”

(Quase) todo brasileiro é apaixonado por futebol. Não tem como não vibrar quando, por exemplo, a seleção brasileira coloca os pés em campo. A gente até sabe que nem é todo mundo que curte o esporte, mas não dá para negar que a nação é símbolo de bola no pé.

+ 8 times fundados em solo paulista

E como São Paulo é a sede de três grandes times nacionais, é a cidade perfeita para os torcedores fieis curtirem passeios relacionados ao futebol. Por isso, preparamos uma lista com os 6 estádios mais conhecidos da cidade.

Pacaembu: o estádio propositalmente grandioso

Um dos xodós de São Paulo é o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu. Construído na década de 1930, em plena Era Vargas, o complexo surgiu como representação da força do Brasil.

A inauguração ocorreu em 1940. Cerca de 50 mil pessoas estiveram nas arquibancadas do, na época, maior e mais moderno estádio da América do Sul.

O Pacaembu passa atualmente por processo de modernização iniciado no final de junho. Por enquanto, a previsão é de que as obras sejam concluídas em outubro de 2023.

Onde: Praça Charles Miller – Pacaembu

estádio do Pacaembu
Foto: Mike Peel/Wikipedia

Estádio do Morumbi: casa do São Paulo e de todo paulistano

Fã de futebol ou não, quase todo paulistano tem alguma história envolvendo o famoso Estádio do Morumbi. Afinal, que atire a primeira pedra quem nunca se atirou nas grades de proteção para ver seu ídolo musical de perto ou fez a ola enquanto esperava o início de uma partida.

O projeto do estádio ficou nas mãos do arquiteto João Batista Vilanova Artigas, representante-mor do brutalismo paulista.

Majestoso, o Morumbi ainda detém o título de maior estádio do estado de São Paulo, além de ser uma das principais escolhas para alocar shows internacionais de grande porte.

Onde: Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 – Morumbi

estádio do morumbi
Foto: Reprodução/Agência Brasil EBC

Allianz Parque: a arena mais completa de São Paulo

Em termos nada técnicos, o Allianz é um “upgrade” do antigo Parque Antarctica, que serviu como casa para o Verdão de 1920 a 2010. Depois de demolir a estrutura antiga, iniciou-se o processo de construção de uma arena multiuso e modernosa, pensada para receber não só partidas de futebol, mas também espetáculos de grande porte e eventos corporativos.

Em meados de 2014, São Paulo ganhou uma arena multiuso ultramoderna: o Allianz Parque. Casa do Palmeiras, o novo estádio tem sido destino certo para alguns dos eventos mais bombados que acontecem na capital.

Publicidade

Onde: Avenida Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca

Allianz Parque
Foto: Roberto Sabino/Flickr

Itaquerão: motivo de orgulho para a nação corintiana

Os corneteiros de plantão podem até falar que se parece com uma impressora gigante, mas a nação corintiana tem muito orgulho do Itaquerão. Nomeado atualmente Neo Química Arena, o estádio abriu as portas em maio de 2014, com capacidade para pouco mais de 48 mil torcedores.

Sua construção responde a uma demanda de décadas por parte dos torcedores, já que o Estádio do Parque São Jorge comporta aproximadamente 16 mil pessoas.

Com o nome Arena Corinthians, o estádio finalmente abriu suas portas em 10 de maio de 2014.  No mesmo ano, sediou a abertura da Copa do Mundo FIFA de 2014, que contou com partida entre as seleções brasileira e croata (com placar de 3 a 1 para os canarinhos).

Onde: Avenida Miguel Ignácio Curi, 111 – Artur Alvim

itaquerão arena corinthians
Foto: Anderson Bueno Pereira/Wikipedia

Parque São Jorge: a eterna casa dos corinthianos

Localizado no Parque São Jorge, no Tatuapé, o Estádio Alfredo Schürig (mais conhecido como Parque São Jorge e Fazendinha) é pertence ainda hoje ao Sport Club Corinthians Paulista. Inaugurado em 1928, atualmente, o estádio é utilizado para treinamentos e jogos das categorias de base, futebol feminino e futebol americano.

No dia 3 de agosto de 2002, a Fazendinha recebeu o último jogo oficial do Corinthians; o Alvinegro venceu o Brasiliense por 1 a 0.

Onde: Rua São Jorge, 777 – Parque São Jorge

Parque São Jorge
Foto: Anderson Bueno Pereira/Wikipedia

Estádio do Canindé: o patrimônio da Portuguesa às margens do Rio Tietê

Em 1956, a Portuguesa adquiriu o imóvel no bairro do Canindé, do seu proprietário, Wadih Sadi, um sócio do São Paulo, que na altura era dono do prédio. Segundo a história, para que pudessem ser realizadas partidas oficiais no local e atender às exigências da Federação Paulista de Futebol, foram realizadas várias reformas, levantados alambrados e uma arquibancada provisória de madeira. Estas primeiras arquibancadas acabaram conferindo ao estádio o apelido carinhoso de “Ilha da Madeira” — título que, além de ser alusivo à condição da edificação, também se refere à ilha portuguesa, tendo as suas arquibancadas de madeira existido até 1962.

Apesar da localização privilegiada e da importância do time na tradição paulistana, atualmente, o estádio encontra-se proibido de receber partidas. Com as dívidas, o espaço está sem manutenção adequada e segue em processo de incerteza sobre o seu futuro.

Onde: Rua Comendador Nestor Pereira, 33 – Canindé

estádio do canindé
Foto: Greenstrat/Wikipedia
Tags: futebol
Guias Secretos