×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Guias Secretos

Allianz Parque: a arena mais completa de São Paulo

By São Paulo Secreto

Allianz Parque

Antigo Palestra Itália, a Arena foi inaugurada oficialmente em 2014, com partida entre Palmeiras e Sport.

Em meados de 2014, São Paulo ganhou uma arena multiuso ultramoderna: o Allianz Parque. Casa do Palmeiras, o novo estádio tem sido destino certo para alguns dos eventos mais bombados que acontecem na capital.

+ Itaquerão: motivo de orgulho para a nação corintiana

Em termos nada técnicos, o Allianz é um “upgrade” do antigo Parque Antarctica, que serviu como casa para o Verdão de 1920 a 2010. Depois de demolir a estrutura antiga, iniciou-se o processo de construção de uma arena multiuso e modernosa, pensada para receber não só partidas de futebol, mas também espetáculos de grande porte e eventos corporativos.

O projeto foi financiado por uma empresa do Grupo WTorre, que firmou acordo para administrar o local durante 30 anos a partir de sua inauguração. Após esse período, todas as propriedades do estádio voltarão ao Palmeiras.

Além disso, a WTorre também colocou à venda o “nome do estádio”, que acabou sendo arrematado pela multinacional alemã Allianz. Daí o atual nome da arena.

Quanto à estrutura, o Allianz Parque impressiona: são 178 camarotes privativos, um restaurante panorâmico, lojas, lanchonetes, centro de convenções, centro de mídia, memorial e estacionamento coberto para até dois mil carros.

Primeiros eventos

O primeiro evento-teste no Allianz Parque aconteceu em 27 de setembro de 2014, com a exibição do filme “12 de Junho de 1993 – O Dia da Paixão Palmeirense” para três mil convidados. No geral, a ideia era testar alguns serviços do local, incluindo comida e bebida, sinalização, estacionamento e marcação de assentos.

Publicidade

A inauguração oficial do espaço aconteceu somente em 19 de novembro daquele mesmo ano, com partida entre Palmeiras e Sport pelo Brasileirão. A equipe da casa acabou derrotada por dois a zero.

Já na parte de espetáculos, o primeiro artista a se apresentar por lá foi ninguém menos que Paul McCartney. O ex-Beatle fez uma dobradinha de shows, nos dias 25 e 26 de novembro de 2014. Desde então, a arena já recebeu concertos de nomes como Rod Stewart, Coldplay, Elton John, Andrea Bocelli, Muse e Justin Bieber.

 

Alguns números

O Allianz Parque tem capacidade para receber pouco mais de 43 mil torcedores em dias de jogos. A quantidade aumenta para 55 mil quando falamos de eventos musicais como shows e concertos, nos quais parte do gramado também acomoda visitantes.

O público recorde foi registrado no dia 2 de dezembro de 2018, com embate de Palmeiras e Vitória. Na ocasião, 41.256 pessoas presenciaram a vitória do Verdão sobre o time adversário por três a dois.

Onde: Avenida Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca 

+ Estádio do Morumbi: casa do São Paulo e de todo paulistano

Tags: futebol