×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Guias Secretos

Itaquerão: motivo de orgulho para a nação corintiana

By Giulia Trecco

itaquerão arena corinthians

Estádio foi inaugurado em 2014, bem a tempo para a Copa do Mundo no Brasil.

Os corneteiros de plantão podem até falar que se parece com uma impressora gigante, mas a nação corintiana tem muito orgulho do Itaquerão. Nomeado atualmente Neo Química Arena, o estádio abriu as portas em maio de 2014, com capacidade para pouco mais de 48 mil torcedores.

 + Pacaembu: o estádio propositalmente grandioso

Demanda antiga do clube

Sua construção responde a uma demanda de décadas por parte dos torcedores, já que o Estádio do Parque São Jorge comporta aproximadamente 16 mil pessoas. Ao longo dos anos, vários dirigentes do Corinthians fizeram propostas a torto e a direito na tentativa de adquirir um espaço, o que incluiu até mesmo o Pacaembu.

Foi na década de 1960 que o presidente Vicente Matheus teve a ideia de solicitar à Prefeitura Municipal de São Paulo um terreno em Itaquera que pertencia à Cohab. O plano era construir um estádio para mais de 200 mil torcedores em até cinco anos. No entanto, a concessão só rolou em 1978, mas o projeto acabou arquivado por falta de financiamento.

Ao longo dos anos, várias outras propostas surgiram e eventualmente acabaram descartadas. Foi somente em agosto de 2010, com o clube sob comando de Andrés Sanches, que um novo projeto para o estádio pôde sair do papel.

A proposta de um estádio em Itaquera com capacidade para 48 mil pessoas e orçamento de R$ 350 milhões foi oficializada às vésperas do centenário do clube. As obras começaram oficialmente em maio de 2011 e se encerraram em abril de 2014.

Publicidade

Abertura ao público e Copa do Mundo

Com o nome Arena Corinthians, o estádio finalmente abriu suas portas em 10 de maio de 2014. A partida inaugural foi um “contra” entre antigos atletas do clube, incluindo Vampeta e Marcelinho Carioca. Aproximadamente 17 mil torcedores adquiriram os ingressos para assistir ao amistoso.

Mais tarde, sediou a abertura da Copa do Mundo FIFA de 2014, que contou com partida entre as seleções brasileira e croata (com placar de 3 a 1 para os canarinhos). Posteriormente, recebeu outros seis jogos do torneio, incluindo a semifinal entre Países Baixos e Argentina.

+ Estádio do Morumbi: casa do São Paulo e de todo paulistano

Tags: futebol