×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Guias Secretos

Dia Nacional do Futebol: 8 times fundados em solo paulista

By Giulia Trecco

times paulistas

Entre times grandes, menores e já extintos, há muita história para contar.

Uma coisa é certa: nada engaja mais o brasileiro que discussões futebolísticas. Seja no bar, na internet ou em mesas-redondas na televisão, muita gente passa um tempão debatendo, analisando e defendendo seu time diariamente.

+ Pacaembu: o estádio propositalmente grandioso

E é claro que esse amor todo gerou uma data: 19 de julho, também conhecida como Dia Nacional do Futebol. Sendo assim, em homenagem à maior paixão brasileira, elencamos oito clubes que nasceram e fizeram história aqui em São Paulo.

Sport Clube Internacional

Ano de fundação: 1899

O primeiro clube da lista foi fundado em 1899 por um grupo de 25 rapazes. O nome internacional foi escolhido para representar a diversidade do grupo, que era composto por brasileiros, franceses, alemães, italianos, portugueses e ingleses. Acabou extinto em 1933, quando se fundiu com o Antarctica Futebol Clube. Antes disso, porém, fez história ao conquistar dois primeiros lugares no Campeonato Paulista de Futebol.

Clube Atlético Ypiranga

Ano de fundação: 1906

Foi um dos mais importantes e fortes times de São Paulo nas primeiras décadas do século XX, conquistando alguns vice-campeonatos estaduais. Em 1941, tornou-se um dos Membros Fundadores da Federação Paulista de Futebol.

Sport Club Corinthians Paulista

Ano de fundação: 1910

Fundado por um grupo de operários do Bom Retiro, é atualmente o terceiro maior campeão nacional, com um total de onze títulos (incluindo dos Mundiais de Clubes da FIFA).

Estádio: Neo Química Arena (antigamente conhecido como Arena Corinthians) – Itaquera 

Sociedade Esportiva Palmeiras

Ano de fundação: 1914

Batizado inicialmente de Palestra Itália, o time verde e branco precisou mudar de nome em 1942. Na ocasião, o clube sofreu pressão do governo brasileiro após o país romper relações diplomáticas com a Itália (que fazia parte dos Países do Eixo na Segunda Guerra Mundial). Assim nasceu a Sociedade Esportiva Palmeiras, nome escolhido como homenagem à já extinta Associação Atlética das Palmeiras.

Estádio: Allianz Parque (antigo Parque Antarctica) – Água Branca

Nacional Atlético Clube

Ano de fundação: 1919

Publicidade

Com mais de um século de história, a agremiação já conquistou títulos da segunda e da terceira divisão do Campeonato Paulista. Sua mascote é um Ferroviário em alusão à profissão dos fundadores do clube, que eram funcionários da companhia inglesa São Paulo Railway Limited.

Estádio: Estádio Nicolau Alayon – Água Branca 

Associação Portuguesa de Desportos

Ano de fundação: 1920

Conforme o nome sugere, o clube nasceu de membros da comunidade portuguesa de São Paulo. Também conhecida como Lusa, a Portuguesa já conquistou três títulos do Campeonato Paulista.

Estádio: Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte – Canindé

Clube Atlético Juventus

Ano de fundação: 1924

Com escudo nas cores grená e branco, o Juventus foi formado por membros da colônia italiana que moravam na Mooca. Também foi um dos cofundadores da Federação Paulista de Futebol.

Estádio: Estádio Conde Rodolfo Crespi (o famoso Rua Javari) – Mooca

São Paulo Futebol Clube

Ano de fundação: 1930

Com seis campeonatos brasileiros, três copas Libertadores e três Mundiais, o SPFC é um dos principais times de futebol do Brasil.

Estádio: Estádio Cícero Pompeu de Toledo – Morumbi

+ Estádio do Morumbi: casa do São Paulo e de todo paulistano

Tags: futebol