A cerca de 250 quilômetros da capital paulista está Eldorado, o destino ideal para renovar as energias e praticar ecoturismo no interior do estado. A Estância Turística de 13 mil habitantes está incrustada em pleno Vale do Ribeira, integrando a emblemática rota de Cavernas da Mata Atlântica.
O município surpreende pela sua imensidão verde: cerca de 70% de seu território permanece coberto por vegetação nativa. Essa riqueza natural levou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a reconhecer Eldorado como “Patrimônio Natural da Humanidade”, trazendo visibilidade internacional à pitoresca cidade de SP.
Além disso, a grande área de Mata Atlântica preservada deu ao local o apelido de “Amazônia paulista”. Ou seja, você não precisa mais viajar até o Norte brasileiro para conhecer os encantos das florestas tropicais.

Os mistérios escondidos da Caverna do Diabo
A maior e mais impressionante atração de ecoturismo na cidade é, de longe, a Caverna do Diabo. Com cerca de 8.000 metros de extensão, a formação geológica é reconhecida por especialistas como uma das mais extraordinárias do planeta! Não é por menos: seu interior abriga estalactites e estalagmites, cortinas de pedras, rios e lagos subterrâneos que intrigam tanto visitantes quanto pesquisadores.
Embora a primeira expedição científica tenha ocorrido em 1891, indígenas e quilombolas já ocupavam a caverna há séculos. Seu nome peculiar nasceu, inclusive, por conta do costume desses povos de estocar a colheita na entrada da gruta. Ao perceberem os alimentos revirados por animais, eles pensavam que o sumiço era fruto de assombrações. Além disso, o eco das águas no interior da caverna era confundido com vozes, o que fortaleceu o mito de que o local seria mal-assombrado.
Atualmente, pesquisadores já mapearam 6.500 metros da Caverna do Diabo, formada ao longo de milhares de anos. No entanto, o público geral pode visitar apenas 700 metros, sempre na companhia de um guia credenciado. Isso porque, nesse trecho, a caverna conta com escadarias, passarelas e pontes que tornam a visitação segura.
No percurso, é possível contemplar monumentos de pedra impressionantes, como o Salão da Catedral, que ganhou fama por remeter à imponente arquitetura das igrejas góticas.

Além do roteiro subterrâneo: o que fazer em Eldorado (SP)?
A “Amazônia Paulista” guarda muito mais do que os mistérios das profundezas rochosas. No Parque Estadual da Caverna do Diabo, os turistas também podem aproveitar a Cachoeira do Meu Deus, a mais famosa entre as cachoeiras de Eldorado. Com uma queda de 53 metros de altura, ela recebeu esse nome por impactar os visitantes com sua grandiosidade.
O ecoturismo continua nas trilhas e poços do Vale das Ostras, ou na vista panorâmica do Mirante do Governador. Além disso, se você aprecia turismo étnico-cultural, uma parada obrigatória é o Quilombo de Ivaporunduva, que oferece uma imersão nas tradições ancestrais da cultura afro-brasileira.
Ao planejar sua viagem saindo de São Paulo, vale ficar de olho na estação: quem vai de maio a setembro encontra o tempo mais seco, perfeito para trilhas e atividades ao ar livre. Já o período de chuvas, entre outubro e abril, oferece uma paisagem muito mais verde e exuberante.
