O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) está ao sul de São Paulo, sendo uma das maiores reservas de Mata Altântica do Brasil. Com mais de 35 mil hectares, o espaço é um santuário de cachoeiras, florestas e cavernas, sendo um dos melhores destinos de ecoturismo do estado.
A reserva está entre os municípios de Apiaí e Iporanga, a cerca de 320 quilômetros, ou seis horas de carro da capital. Então se você tem alguns dias de folga e gostaria de escapar da cidade grande para se conectar com a natureza, considere a viagem!
Conheça o PETAR!
Atualmente, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira é lar para 724 espécies de plantas, muitas delas ameaçadas de extinção, assim como centenas de espécimes animais. Dentre os moradores locais, temos onças-pintadas, onças-pardas, gaviões-reais e muriquis-do-sul, o maior primata das Américas.
Além de observar os animais, os visitantes podem fazer trilhas, das mais simples às mais experientes, para desbravar o território. Para tal é preciso estar com um guia credenciado, medida que busca garantir a segurança dos turistas e a preservação do ambiente natural.
Centenas de cavernas embelezam a paisagem
Outro destaque do parque são as cavernas. São mais de 300 delas dentro da reserva, o que lhe conferiu o título de “Parque das Cavernas”. Dessas, 12 estão abertas para visitação, com paisagens naturais de tirar o fôlego!
É no PETAR, por exemplo, que você encontra a Caverna Santana, uma das maiores do estado de São Paulo. Com 9 quilômetros de extensão, ela abriga o Salão Taqueopa, cujas delicadas formações fazem dele um dos mais bonitos do mundo.
Além disso, a Caverna Ouro Grosso possui impressionantes salões internos e uma cachoeira interna; enquanto a Caverna Água Suja tem um belíssimo rio de águas bem na sua entrada! Então se você quer explorar a natureza, opções não faltam no PETAR. Confira mais informações sobre o parque aqui!