
O Caminho da Fé acaba de ser oficialmente integrado à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, a RedeTrilhas. O roteiro existe há 22 anos e é referência entre trilheiros e peregrinos. Este caminho começa em algumas cidades paulistas como Águas da Prata ou Tambaú, e termina no majestoso Santuário Nacional de Aparecida.
Então, se você estava procurando uma atividade desafiadora, mas revigorante e com alta conexão com a natureza para curtir nos próximos feriados que vem aí. Que tal considerar o Caminho da Fé seu próximo destino?
O Caminho da Fé além da conexão espiritual
Não são apenas peregrinos em busca de contato com o divino que acessam a trilha. Pessoas que curtem entrar em contato com a natureza e conhecer a pluralidade da cultura brasileira também se aventuram por lá. Antes de dar o primeiro passo, tenha em mente que o teste físico é alto e, ao longo do trajeto, você vai visitar diversas comunidades, mas a população local é super acolhedora e as cidades oferecem infraestrutura para os trilheiros.
O trecho mais populares do Caminho da Fé é entre Águas da Prata e Aparecida. É possível percorrer o trajeto a pé, em cerca de 10 dias, ou de bicicleta, em 6 dias, e tem aproximadamente 318 km de extensão. Você encara este desafio?
Das montanhas espanholas para a Serra da Mantiqueira!
O Caminho da Fé é inspirado no famoso Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, uma das mais icônicas rotas de peregrinação do mundo, que atrai milhões de visitantes anualmente. Assim como a rota espanhola desafia fisicamente os peregrinos em trechos montanhosos, o Caminho da Fé no Brasil percorre a Serra da Mantiqueira, oferecendo uma experiência única que combina fé, natureza e superação pessoal.
Então, se você curtiu a ideia de explorar esse caminho recheado de natureza, conexão e cultura, calce o seu melhor tênis de trilha e caia na estrada!