Os restaurantes mineiros em SP são verdadeiros embaixadores de nosso estado vizinho, trazendo para a capital paulista uma experiência gastronômica repleta de sabores e tradição. Tutu de feijão, torresmo de barriga, pãozinho de queijo, goiabada com doce de leite… Dá água na boca só de pensar, não é?
Marcada por influências indígenas, africanas e portuguesas, a comida das Minas traz pratos únicos que refletem a história e a cultura da região, desde o ciclo do ouro até os tempos atuais. Dessa forma, visitar um restaurante tradicional mineiro não é apenas um deleite ao paladar, mas também uma espécie de viagem cultural para as fazendas e fogões à lenha das Minas coloniais.
Em seguida, trazemos algumas casas que servem a culinária mineira em São Paulo — da mais tradicional à contemporânea — onde tradição e inovação andam juntas para proporcionar uma experiência gastronômica inesquecível.
Restaurantes mineiros em SP que você precisa conhecer
Belô Café
Original de Belo Horizonte, o Belô abriu um endereço por aqui este ano. A casa é uma opção imperdível para experimentar a autêntica culinária mineira em SP, do brunch ao jantar. No cardápio, você encontra pratos típicos com um toque contemporâneo, como a telha de pão de queijo com patê de fígado de galinha e caponata de jiló.
Além disso, a grande estrela do cardápio só poderia ser ele: o pão de queijo. Nossa dica é o pãozinho recheado com carne de panela e queijo Canastra, que te fará sentir como em “Beagá”.
📍 Rua Padre João Manuel, 881 – Jardins
Dona Lucinha
Em seguida, temos o Dona Lucinha, outro dos restaurantes mineiros que nasceu em Belo Horizonte e acabou abrindo endereço também em SP. A casa se inspira na culinária mineira dos tempos coloniais, trazendo sabores que fazem sucesso nas cozinhas de Minas desde o ciclo do ouro e dos diamantes.
Dentre os pratos, recomendamos o Diamantina, que leva frango com quiabo acompanhado de arroz, couve, torresmo e o famoso angu à mineira. E, apesar de a comida mineira ter bastante carne envolvida, também há opção para os veganos! É o prato veg, que traz uma versão no-meat da comida típica: arroz, feijão, canjiquinha, banana da terra e quiabo ao molho de cebola roxa.
📍 Avenida Bem-Te-Vi, 312 – Moema
Quente da Boca
O Quente da Boca presta homenagem a Guimarães Rosa, um dos mineiros mais expoentes na literatura brasileira. Ele traz releituras da culinária mineira para SP, seja para o café da manhã ou o almoço. Para começar o dia, por exemplo, a dica é o Cróc Minas, que leva pão da casa recheado com queijo meia cura, presunto, creme de milho gratinado e um ovo frito por cima.
Já para o almoço temos a Galinhada do Paraíso, que aliás, era um dos pratos preferidos de Guimarães Rosa. Ele leva galinha com pequi — ingrediente muito importante da culinária do Sertão Mineiro — pimenta-de-cheiro, pururuca e picles de maxixe.
📍 Rua João Moura, 519 – Pinheiros
Consulado Mineiro
Com três unidades na capital, este restaurante traz a culinária típica das fazendas de Minas Gerais para SP. Um prato bem raiz é a costelinha com quiabo, que acompanha muito bem couve refogada e um arroz bem soltinho. Além disso, te aconselhamos experimentar o prato Patos de Minas, que leva pernil de porco acompanhado de arroz, tutú, couve e mandioca frita.
📍 Confira todas as unidades aqui
Tempero das Gerais
Com pratos fartos e preços justos, o Tempero das Gerais é uma ótima pedida para quem quer degustar uma saborosa comida mineira em SP. Afinal, a casa conta com mais de 30 opções no cardápio, oferecendo pratos típicos como frango com quiabo e mexido de carne de sol.
📍 Confira todos os endereços aqui
Sobreiro
Finalmente, temos o Sobreiro, que fica em um charmoso sobrado da zona sul. A casa traz pratos da culinária contemporânea brasileira, com um toque de Minas Gerais. Dentre as delícias, não deixe de experimentar o Crost, sobrecoxa de frango desossada com arroz basmati, castanha baru do Cerrado, caju e cupuaçu desidratado, ameixa preta, alho-poró e cenoura.
📍 Rua Pascal, 1882 – Campo Belo