Feijão tropeiro, pão de queijo, um “docim” de leite: que a culinária mineira é deliciosa, não é segredo para ninguém. E a partir de agora está ainda mais fácil degustá-la aqui em São Paulo, com o recém-inaugurado Belô Café.
Após anos de sucesso em Belo Horizonte, a cafeteria mineira estreou neste mês um endereço no bairro dos Jardins e promete trazer as delícias do estado vizinho para as mesas paulistanas. Vamos conhecer?
Confira as delícias do Belô Café
Para muita gente, a comida mineira se resume a fogão à lenha e comida “da roça”… E apesar de essa ser uma parte importante de sua culinária, a verdade é que as Minas Gerais têm muito mais a oferecer.
A nova cafeteria nos Jardins vêm justamente para quebrar este paradigma, trazendo a São Paulo o melhor da culinária mineira contemporânea. Por lá, a clientela pode degustar desde o brunch até o jantar, passando por lanches rápidos ou aquela porçãozinha saborosa durante o happy hour.
Toda a sofisticação e a raiz da culinária mineira
Quem comanda a cozinha do Belô Café é a chef Andreza Luísa. Campeã do The Taste Brasil 2023, ela já passou por restaurantes sofisticados em BH como o Glouton, do chef Leonardo Paixão, um dos maiores nomes da alta gastronomia mineira. Assim como em SP, tendo atuado na cozinha do chef Oscar Boch, no renomado restaurante Tanit.
Durante a manhã e tarde, o público poderá experimentar o brunch. Um dos favoritos do Belô BH que está disponível agora em SP é o combo ‘Uai Sô!’, cujo nome já denuncia ser bastante mineirinho: pães de queijo com carne de panela, lascas de requeijão de raspa e creme de queijo, acompanhado de broinhas de fubá, goiabada e doce de leite.
Já para a noite, visando agradar ao paladar experiente do público paulista, a chef elaborou um cardápio inédito. A proposta é servir pratos elaborados de estética contemporânea, mesclando a tradição da culinária mineira com as novas tendências do momento.
De entrada, os destaques vão para a telha de pão de queijo com patê de fígado de galinha e caponata de jiló; ou a guioza de porco com rapadura e ora-pro-nóbis. Já nos pratos principais, você pode degustar uma autêntico arroz de galinha com taioba (foto), ou a rabada prensada com mandioca cremosa.
De sobremesa, recomendamos a rabanada de broa de fubá com sorvete de requeijão moreno e calda de goiabada. Ou, quem sabe, o rocambole de doce de abóbora com sorvete de coco queimado.
E o tal drink com torresmo?
Para acompanhar as delícias, a casa conta com o mixologista Marcelo Serrano, que criou uma carta de coquetéis elaborada. Para tal, ele usou de base elementos principais da culinária de Minas Gerais, como doce de leite, goiabada, queijos e até ele: o torresmo.
Estamos falando do Jeni Sour (foto), cuja base é cachaça envelhecida, Campari, vermute, licor de jenipapo e farofa de torresmo.
Como conhecer o Belô Café?
Se você ficou curioso para experimentar “os trem tudo”, é só dar uma passadinha pelo Belô Café. A casa está funcionando de segunda a sábado das 08h às 17h45 e das 19h a 00h, já aos domingos das 08h às 17h.
Reservas disponíveis pelo email belocafe.sp@gmail.com ou pelo Instagram. Mais informações aqui.
📍 Rua Padre João Manuel, 881 – Jardins