Tudo em São Paulo tem uma dimensão enorme. Afinal, essa é a maior cidade do Brasil. Com uma história de mais de 460 anos, esse é também um lugar de multiculturalismo, com gente de todo o mundo.
Aqui chegaram imigrantes vindos de todas as partes. Assim sendo, não é de estranhar que em São Paulo convivam diversas crenças religiosas. Algumas têm os seus próprios templos espalhados pela cidade e arredores.
Há edifícios que representam a tradição católica trazida pelos portugueses, mas também se encontram templos que nos remetem para lugares muito distantes. Desde o budismo ao judaísmo, sem esquecer o islamismo, apenas para citar alguns, são vários os credos representados em São Paulo.
Edifícios e templos religiosos
Vamos dar um tour pelos mais incríveis edifícios e templos religiosos de São Paulo? Anote aí as dicas:
1 – Catedral da Sé
Essa é uma das igrejas históricas de São Paulo, que todo mundo tem que visitar pelo menos uma vez na vida. A Catedral da Sé foi inaugurada em 1954, no 400.º aniversário da cidade.
Os restos mortais dos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta estão na cripta da Catedral da Sé. Quer saber um fato importante? Esse edifício é considerado o quarto maior templo neogótico do mundo!
Onde: Praça da Sé, s/n – Sé
2 – Templo Budista Busshinji
Esse templo budista foi fundado em 1955 e hoje é a sede da Missão da escola Soto Shu para a América do Sul.
Inicialmente, o templo estava sobretudo voltado para a coletividade nipo-brasileira e aos princípios do zen. Mas, aos poucos, se transformou em um centro divulgador da religião através de experiências práticas. Um local de culto do corpo e da mente!
Onde: Rua São Joaquim, 285 – Liberdade, São Paulo – SP, 01508-001
3 – Templo de Salomão
O Templo de Salomão, sede da Igreja Universal do Reino de Deus, é um edifício verdadeiramente imponente. Tem a altura de um prédio de 18 andares e capacidade para mais de dez mil pessoas. Por isso, é um dos maiores templos do Brasil e do mundo.
Essa construção tem quatro espaços principais: o Templo, o Tabernáculo, o Cenáculo e o Jardim Bíblico.
Onde: Av. Celso Garcia, 605 – Brás, São Paulo – SP, 03015-000
4 – Mesquita Brasil
Esse edifício foi construído na primeira metade do século XX e é uma das mesquitas mais importantes da América Latina.
A construção segue os padrões da maior parte dos templos muçulmanos e encanta pela beleza dos seus detalhes no interior.
Onde: Rua Barão de Jaguara, 632 – Cambuci, São Paulo – SP, 01520-010
5 – Sinagoga Kehilat Israel – Memorial da Imigração Judaica
Esse é o local da mais antiga sinagoga de São Paulo, a Kehilat Israel. Durante quatro décadas, o edifício foi usado para encontros e orações.
No entanto, hoje em dia, abriga o Memorial da Imigração Judaica.
Onde: Rua da Graça, 160 – Bom Retiro
6 – Centro Hare Krishna de Bhakti Yoga
Esse é um espaço oficial da ISKCON (Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna). Nesse lugar, se promove o conhecimento e prática da espiritualidade, com a realização de várias atividades, como aulas de yoga, workshops, palestras e muito mais.
Onde: Rua Itápolis, 1531, Pacaembu
7 – Igreja Ortodoxa Antioquina
A sede da Igreja Ortodoxa Grega de Antioquia no Brasil destaca-se pela sua arquitetura, inspirada na construção bizantina em Istambul (Turquia).
O templo foi inaugurado em 1954.
Onde: Rua Vergueira, 1515 – Paraíso
8 – Templo de São Paulo Brasil
Esse templo é operado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. É a primeira construção mórmon do Brasil.
Onde: Avenida Prof. Francisco Morato, 2390 – Caxingui
9 – Axé Ilê Obá
Foi fundado por Pai Caio de Xangô na década de 1950. O objetivo é a preservação e divulgação dos aspetos históricos e ritualísticos das raízes africanas.
Onde: Rua Azor Silva, 77 – Vila Fachini
10 – Solo Sagrado de Guarapiranga
Esse é o principal templo de representação da doutrina messiânica em São Paulo. Foi inaugurado em 1995, nas margens da Represa Guarapiranga. É um grande templo em forma de anel com três santuários.
Onde: Avenida Prof. Hermann Von Thering, 6.567 – Jardim Casa Grande