Se você pensa que a Região Metropolitana de São Paulo se resume apenas à selva de pedra, está na hora de ampliar seus horizontes. Afinal, sabemos que a capital oferece uma infinidade de passeios, mas é sempre bom conhecer novos lugares e se surpreender.
Com uma riqueza cultural, histórica e natural que pode passar despercebida, a grande SP oferece uma variedade de atrações! Desde monumentos religiosos até parques naturais, há um pouco de tudo nessas cidades vizinhas que valem o bate e volta.
As melhores atrações da Região Metropolitana de São Paulo
Basílica Nossa Senhora do Rosário, em Caieiras
De acordo com a publicação sobre o templo na Wikipédia, “a basílica foi inspirada no estilo gótico das catedrais medievais como Notre-Dame e Saint Chapelle, ambas em Paris”. Com sua arquitetura imponente e belíssimos vitrais, esse templo católico é um local de grande devoção para os fiéis católicos. Além disso, seminaristas de diversas partes do mundo residem aqui, onde estudam filosofia, teologia e ciências da religião.
📍Rua Avaí, 430 – Caieiras
Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis
“Aqui nasce o Rio Tietê”, afirma a placa localizada dentro do parque que é lar das nascentes do maior curso d’água do estado. Para os amantes da natureza, o local é um verdadeiro paraíso. Afinal, é possível fazer trilhas, além de admirar cachoeiras e a exuberante vegetação da Mata Atlântica. Ou seja, opção perfeita para quem busca momentos de relaxamento, contemplação e conexão com a natureza.
📍Estrada do Pico Agudo, km 6 – Salesópolis
Hopi Hari, em Vinhedo
Que tal aproveitar sua próxima folga para se curtir o dia em um dos parques de diversões mais famosos do país? A apenas 72 km de São Paulo, é possível viver momentos de pura adrenalina em montanhas-russas, brinquedos aquáticos e muitos outros. Por isso, é a opção ideal para quem busca diversão, aventura e atrações para todas as idades.
📍Rodovia dos Bandeirantes, km 72 – Vinhedo
Vila de Paranapiacaba, em Santo André
Viaje no tempo a bordo de um trem para conhecer esse vilarejo histórico, na Serra do Mar. Fundado no século XIX, Paranapiacaba nasceu para ser o centro de controle operacional e residência dos funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway. Hoje, o pequeno distrito de Santo André é um daqueles lugares que todo mundo deveria visitar. Afinal, a “cidade dos ferroviários”, como é conhecida, é um verdadeiro tesouro histórico. Então, aproveite o passeio para explorar suas ruas de paralelepípedos, casas antigas e museus, além de eventos especiais que acontecem aqui.
Templo Zu Lai, em Cotia
Para quem busca paz e espiritualidade, o Templo Zu Lai é um destino imperdível. Afinal, este é o maior templo budista da América Latina, com 10 000 m2 de área construída. Com fácil acesso pela Rodovia Raposo Tavares, o espaço é aberto ao público com entrada gratuita e atrai praticantes e curiosos.
📍Estrada Fernando Nobre, 1461 – Cotia
Torre de Miroku, em Ribeirão Pires
O projeto para a construção dessa torre foi inspirado no templo Horyu, na cidade de Nara, no Japão. Localizada em Ribeirão Pires, a construção é um dos principais pontos turísticos da região. Além disso, seu acesso é feito pela Represa Billings por meio de uma embarcação, o que deixa a experiência ainda mais inesquecível. Com seus impressionantes 32 metros de altura, a torre oferece uma vista panorâmica deslumbrante dos arredores. As visitas acontecem aos sábados, domingos e feriados, e você pode conferir no site oficial os detalhes do passeio.
📍Avenida Palmira, 450 – Ribeirão Pires
Parque Turístico Nacional Vale dos Templos, em Itapecerica
A apenas 33km da capital, está o Parque Turístico Nacional Vale dos Templos. O local é um verdadeiro santuário de paz e espiritualidade, afinal, sua arquitetura oriental e belos jardins convidam os visitantes à meditação e ao autoconhecimento. Além disso, dentro das dependências do parque está o Kinkaku-Ji, também conhecido como Templo Dourado, uma réplica de um templo japonês que fica em Kyoto, no Japão. Então, se você gostou dessa dica, já anote aí que as visitas acontecem de quarta à domingo e custam R$ 5.
📍Rua Camarão, 220 – Itapecerica da Serra
Parque da Serra da Cantareira – Núcleo Cabuçu, em Guarulhos
O Cabuçu, em Guarulhos, é o mais recente dos núcleos do Parque da Serra da Cantareira. Sua área representa 1/3 de toda o parque e é lar de diversas espécies da fauna e flora remanescente da Mata Atlântica. Nele, podem ser feitas cinco trilhas. Uma delas, a mais famosa, é a Trilha da Cachoeira. Apesar do percurso ser o mais longo e de maior dificuldade, os aventureiros que escolherem o percurso são recompensados com uma cachoeira ao fim do trajeto onde é possível se banhar.
📍Avenida Pedro de Souza Lopes, 7.903 – Guarulhos
Embu das Artes
Por fim, não poderíamos deixar de mencionar Embu das Artes, a encantadora cidade das artes da Região Metropolitana de São Paulo. Afinal, apesar de estar a apenas 30 km da capital, ainda mantém o clima de cidade de interior, com casinhas históricas e coloridas. Com suas galerias de arte, lojas de artesanato e feiras de antiguidades, é um destino imperdível para os amantes da cultura e artesanato. Além disso, aos fins de semana, a cidade recebe uma média de 15 mil turistas que desfrutam da feirinha de artesanato local.