×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Guias Secretos

Cambuci, o bairro quase tão antigo quanto São Paulo

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

Cambuci bairro são paulo

Embora oficializado no século XX, bairro começou a aparecer pouco após a fundação da cidade.

Aqui no São Paulo Secreto, você já conheceu os fatos por trás da fundação de bairros como , Liberdade e São Mateus. Agora, o papo é sobre o Cambuci.

+ Desafio dos bairros de São Paulo: quantos aparecem na imagem?

Aconchegado entre Mooca, Vila Mariana e Ipiranga, o bairro foi oficializado há pouco mais de um século, mas sua história teve início muito antes disso.

A região começou a ser explorada pouco tempo após a fundação de São Paulo (chamada na época de São Paulo de Piratininga), em 1554. Naquela época, o que hoje se chama Cambuci não passava de uma trilha pela qual pessoas tinham que passar para chegar ao Caminho do Mar e, por fim, à cidade de Santos.

Por volta de 1850, o crescente movimento na região fez com que chácaras, sítios, fazendas e até mesmo pequenos comércios surgissem ao redor das principais trilhas. Em 1870, uma moradora mandou erguer a Capela Nossa Senhora de Lourdes, que hoje se chama Igreja Nossa Senhora da Glória.

Publicidade

Mesmo com várias pessoas já habitando o local há séculos, o bairro do Cambuci só surgiu oficialmente em 1906. Com isso, terrenos foram loteados e ruas começaram a aparecer.

Depois disso, a região seguiu o processo de industrialização de São Paulo e passou a receber muitas fábricas, assim como os bairros vizinhos Mooca e Ipiranga. Isso fez com que muitos operários, incluindo imigrantes italianos e sírio-libaneses, se mudassem para lá.

As fábricas, no entanto, passaram a abandonar a região a partir da década de 1970. Hoje, o Cambuci pode ser considerado um bairro de serviços, com boa quantidade de comércios dispostos em suas principais vias.

+ Um tour virtual por 10 dos grafites mais conhecidos da cidade

Tags: história