
A pitoresca Caconde está no interior de SP, próximo à divisa com Minas Gerais. Lar para aproximadamente 17 mil habitantes, a cidade é um oásis de paz e tranquilidade para aqueles que desejam se distanciar um pouco da cidade grande. Então se você está pensando em viajar para o interior na sua próxima folga, confira agora o que fazer em Caconde!
A cidade está a 291 quilômetros, ou cerca de 4 horas de distância de São Paulo. As atrações locais se destacam pela sua beleza natural e preço acessível, sendo um destino imperdível para quem quer gastar pouco.
Além disso, o grande diferencial da cidade é o turismo cafeeiro. Ou seja, em Caconde, amantes de café podem conhecer de perto a produção do grão e participar de degustações. Inclusive experimentar um café que já foi servido — e aprovado — por dois papas. Vamos conhecer?
O que fazer em Caconde (SP)?
Bendito café
Atualmente, Caconde é a maior produtora de café do estado de São Paulo. Por isso mesmo, visitar a cidade é fazer um mergulho saboroso pelo mundo cafeeiro, conhecendo fazendas produtoras e degustando diversas variedades da bebida.
Uma das fazendas mais famosas é o Sítio Boa Vista do Engano, onde se produz o Café Bazilli. Fundada em 1916 por uma família de imigrantes, o café se destaca por já ter caído na xícara de dois papas: primeiramente em 2007, quando Bento XVI visitou o Brasil, e então em 2013, quando o papa Francisco fez uma visita a Aparecida.
O tour pelo sítio permite visitar os cafezais e conhecer o processo centenário de fabricação do Café Bazilli, com opções de oficina de torra e degustação de cafés. Outro diferencial é o “Theo e seus cafezais”, cujo guia é o pequeno Theo, perfeito para as crianças (e adultos!) que queiram conhecer a roça. E o melhor: a visitação custa a partir de R$2,00.
Mirante, cachoeiras e mais
Se você não curte tanto café, não tem problema: há muitas outras opções do que fazer em Caconde. Um dos pontos turísticos mais buscados da região é o Mirante de Caconde, que oferece vista privilegiada para a Represa da Graminha e a natureza local. Assim como o Parque Prainha, também às margens da represa, perfeito para pesca, esportes aquáticos e de areia.
Por fim, outra atração natural de Caconde são as cachoeiras. A Cachoeira Santa Quitéria, por exemplo, é a maior em volume de água na cidade e é muito buscada para a prática de rapel. Já a Cachoeira do Lafaiete conta com restaurante próximo e é perfeita para quem quer admirar a natureza sem abrir mão da infraestrutura.