Se você busca um refúgio de natureza para passar as férias ou um feriado prolongado, não pode deixar de conhecer Sengés. A apenas 4 horas de São Paulo, a cidade se destaca pelas belezas naturais de tirar o fôlego, mas que ainda não são tão conhecidas pelo público paulistano. Em outras palavras, é um daqueles destinos “escondidos” que tanto amamos aqui no São Paulo Secreto!
A cidade está no Paraná, na divisa com SP, próximo a Itararé. Lá você encontra diversas cachoeiras deslumbrantes, muitas com entrada gratuita, e o belíssimo Cânion do Jaguaricatu. Além disso, a gastronomia local conta com deliciosos pratos típicos que remetem ao passado tropeiro da região.
Ficou curioso para visitar? Então confira a seguir algumas das melhores atrações que Sengés tem a oferecer, e prepare já essa viagem!
O que fazer em Sengés?
Conheça suas belezas naturais!
Sengés é o destino ideal para os adeptos do ecoturismo. Incrustada em pleno Cerrado brasileiro, ela traz atividades como trilhas e formações rochosas impressionantes. Uma delas é o paredão de arenito do Parque da Barreira, que contorna o rio Itararé e demarca a divisa entre São Paulo e o Paraná. Um ótimo lugar para assistir ao pôr do Sol!
Além disso, outro destaque de Sengés certamente é o Cânion do Jaguaricatu. A formação rochosa está entre o município paranaense e Itararé, em São Paulo, e é um dos maiores cânions do mundo em extensão de área verde. Ele abriga a famosa Cachoeira do Corisco, que conta com impressionantes 106 metros de queda d’água, assim como a Cachoeira do Sobradinho (Véu da Noiva).
Além disso, por lá você encontra mais de 60 cachoeiras. Confira a seguir algumas das mais famosas:
- Cachoeira do Sobradinho;
- Cachoeira da Erva Doce;
- Cachoeira do Postinho;
- Cachoeira das Comadres.
Gastronomia tropeira
Outra atração de Sengés é a sua culinária típica. Assim como em SP, o município paranaense teve influencia tropeira no séculos 16 e 17. Por isso mesmo, hoje em dia, muito de sua gastronomia remete a esses antigos exploradores.
Um dos pratos típicos é arroz com frango, por exemplo, herança dos tempos em que os tropeiros consumiam frango caipira durante o transporte do gado. Além disso, na cidade você pode degustar barreado, carne de porco no rolete e pinhão.
Planeje sua visita para Sengés!
Por ser um local com muitas quedas d’água, a melhor época para visitar Sengés é de abril a maio, durante os meses mais secos. Afinal, neste período as trilhas são mais seguras e há menos risco de tromba d’água nas cachoeiras.
A cidade está a 360 km de São Paulo, ou aproximadamente 5 horas de viagem de carro. Por ser pequena, a cidade não oferece muitas opções de estadia. Então caso não encontre pousadas por lá, vale se hospedar em cidades vizinhas, como Itararé. Recomenda-se visitá-la de carro, pois não há transporte público para as atrações.