O verão está chegando, e tudo que o paulistano mais quer é uma folguinha para visitar o litoral. Se você mal pode esperar para colocar o pé na areia, trazemos agora mais uma dica de cidade litorânea para adicionar à sua lista: Mongaguá, na Baixada Santista.
Isso porque a cidade é a combinação perfeita de natureza, cultura, lazer e praticidade. Afinal, não é preciso viajar muito para conhecê-la: ela está a cerca de 100km de São Paulo, ou apenas 1h30 de viagem de carro. Portanto, se você anda em busca de um bate e volta, já achou o destino perfeito!
O que fazer em Mongaguá (SP)?
Praias
O maior atrativo da cidade só poderiam ser elas: as praias! Com cerca de 13km de faixa de litoral, Mongaguá conta com praias urbanas com bastante infraestrutura aos turistas, como quiosques e restaurantes.
Dentre as mais famosas temos a Praia do Centro, cujo fácil acesso e águas calmas faz com que sejam perfeitas para um passeio em família. Já a Praia da Plataforma é bastante buscada para surfistas, que aproveitam para pegar uma onda no local.
Maior plataforma de pesca do continente latino
Se você adora pescar, já pode arrumar as malas agora mesmo. Afinal, Mongaguá possui a maior plataforma pesqueira em concreto armado da América Latina, que atrai não só pescadores como turistas de todo o estado. Em forma de T, ela avança 400 metros mar adentro, oferecendo uma vista imperdível do litoral. Está aberta 24 horas por dia, com banheiros e equipamentos para pesca.
Por curiosidade: a plataforma não atrai apenas pescadores, mas também diversos famosos. Neymar, por exemplo, já gravou comerciais por lá em 2011, segundo a Prefeitura local. Já a banda norte-americana de trash-metal Megadeth “bateu ponto” na plataforma em 2022, quando gravaram lá o clipe da canção We’ll Be Back: Chapter I.
Feirinhas de artesanato para presentear a família!
Se você é daqueles que leva lembrancinhas para toda a família, não pode deixar de conhecer as feiras de artesanato de Mongaguá. São 3 no total: Feira de Artes no Centro; Feira de Artes Vera Cruz e Feira de Artes Plataforma (Agenor De Campos), sendo que a última, como o nome indica, fica na plataforma de pesca. Garanta presentinhos para toda a família, a preços acessíveis!
Trilhas, cachoeiras e outros tesouros da Mata Atlântica
Finalmente, Mongaguá possui diversos parques e reservas naturais que guardam a vegetação nativa da Mata Atlântica. Dessa forma, ao visitar a cidade você pode também fazer um belíssimo passeio em meio à natureza.
O Parque Turístico Umberto Salomone (Poço das Antas, foto), por exemplo, oferece uma queda d’água que termina em piscina natural, além de trilhas e grutas. Já o Parque Ecológico A Tribuna é lar para diversos animais nativos, permitindo que os visitantes conheçam jacarés, tucanos, jabitus e até serpentes.