Reunimos os novos espaços culturais de São Paulo que visitamos em 2022 e o resultado é esta lista. E o melhor é que esses são lugares que você já pode incluir na sua agenda do ano que vem.
Em 2023, vamos continuar a compartilhar todas as novidades culturais que vão deixar o seu ano ainda mais interessante.
Para já, confira os espaços culturais que abriram este ano, ou que descobrimos apenas agora.
1 – Museu do Ipiranga
Após nove anos fechado para obras, o famoso Museu do Ipiranga abriu ao público. A reabertura marcou as celebrações do Bicentenário da Independência.
Ao todo, você pode visitar 12 novas exposições. Segundo a Agência Brasil, dessas 12 exposições, “11 delas são de longa duração (que podem durar entre três ou cinco anos) e uma temporária”. Quem já foi?
Onde: Rua dos Patriotas, 20 – Ipiranga
2 – Mundo do Circo
O Mundo do Circo ocupa um espaço de mais de 10 mil m² e conta com três lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Magia do Circo -, além do Picadeiro a Céu Aberto.
A ideia é receber circos itinerantes, números circenses, aulas de circo, área de alimentação, exposições e muito mais.
Onde: Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru
3 – Museu das Favelas
Em novembro, São Paulo ganhou um novo espaço cultural, o Museu das Favelas. O local escolhido para sede foi o Palácio dos Campos Elíseos, edifício tombado no centro da cidade.
Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o espaço dedica-se “a preservar a história e a cultura das favelas e periferias de SP, além de dar visibilidade à sua produção artística e criativa“.
Onde: Rua Guaianases, 1024 – Campos Elíseos
4 – Museu Brasileiro de Magia e Bruxaria
Em fevereiro de 2021, São Paulo ganhou mais um museu. Isso porque, o primeiro Museu Brasileiro de Magia e Bruxaria do país abriu as suas portas ao público depois de um financiamento coletivo muito bem-sucedido.
O Museu Brasileiro de Magia e Bruxaria apresenta, além das salas repletas de objetos relacionados à magia e bruxaria, um santuário aberto. Aos fins de semana, os rituais que acontecem por ali são abertos não só para praticantes, mas para qualquer um que tenha curiosidade.
Onde: Rua Dr. Fabrício Vampré, 259 – Vila Mariana
5 – MUMBI
Berço da imigração italiana e adorado por personagens icônicos como Adoniran Barbosa, o Bixiga tem muita história para contar.
Foi assim que, em 1981, surgiu o Museu Memória do Bixiga (MUMBI). Instalado em casa uma tombada pelo patrimônio histórico de São Paulo, o MUMBI nasceu da ideia de Armando Puglisi (1931-1994), um dos agitadores culturais do bairro da época, que decidiu criar um espaço para expor sua coleção de objetos antigos.
Onde: Rua dos Ingleses, 118 – Bixiga
6 – 9ª Arte Galeria
A 9ª Arte Galeria é a primeira galeria exclusiva para Histórias em Quadrinhos do Brasil.
Localizada em uma loja da Galeria Ouro Velho, expõe HQs, ilustrações e cartuns originais, além de prints e outros itens produzidos por quadrinistas de todos os gêneros.
Onde: Rua Augusta, 1371, loja 113 – Consolação
7 – Casa Gabriel
Em novembro, São Paulo ganhou um novo espaço cultural. Isso porque, no começo desse mês, a Casa Gabriel abriu as suas portas no Jardim América.
Nesta casa, o convite é para o público descobrir mais da produção artística e cultural do Nordeste brasileiro. Além de exposições, a programação contempla cursos, conversas e seminários.
Onde: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2906 – Jardim América
8 – Museu do Café
No dia 7 de setembro de 2022, o palácio da Bolsa Oficial de Café, onde hoje está localizado o Museu do Café completou 100 anos. A data não é coincidência, afinal, a inauguração do palacete foi planejada para integrar a Comemorações do Centenário da Independência, em 1922.
Nós descobrimos o espaço durante um bate e volta à Santos e adoramos. Afinal, por lá, descobrimos a importância do grão na construção da cidade.
Onde: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos (SP)
9 – Paço das Artes
No aniversário de São Paulo em 2020, o Paço das Artes conquistou sua primeira e definitiva sede, o Casarão Nhonhô Magalhães – hoje chamado Casarão Higienópolis.
Assim, é possível conhecer o Casarão — pelo menos uma parte dele — ao visitar o Paço das Artes. Isso porque, o espaço ligado ao Museu da Imagem e do Som (MIS) vai ocupar o piso inferior por vinte anos.
Onde: Rua Albuquerque Lins, 1345 – Higienópolis
10 – Casa de Metal
Já conhece a Casa de Metal Espaço Cultural? O espaço cultural foi inaugurado em maio de 2022, na sede da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e conta com exposição permanente de objetos de arte relacionados aos materiais.
Onde: Rua Antônio Comparato, 218 – Campo Belo