Depois de nove anos sem podermos visitar o Museu do Ipiranga, ainda não deu tempo de matar as saudades. Por isso, a entrada gratuita se mantém até 30 de abril. Inicialmente, o benefício valeria apenas até o fim de março, então não deixe para a última hora e agende a sua visita.
As visitas acontecem de terça-feira a domingo, das 11h às 17h. Para visitar, é necessário reservar antecipadamente através do site oficial.
Apesar do ingresso ser gratuito, o Museu do Ipiranga deixa a possibilidade de o visitante participar da campanha de doação de alimentos Mesa Brasil. O projeto do Sesc-SP arrecadou mais de 66 toneladas de alimentos não-perecíveis entre janeiro e março deste ano. Por isso, se puder, leve 1kg de alimento e faça parte do movimento.
Lembrando que os lotes quinzenais são liberados todas as sextas, às 10h. Fique atento, porque algumas sessões esgotam rapidamente.
O renovado Museu do Ipiranga
O Museu do Ipiranga dispensa apresentações devido à sua importância. Mas, depois de nove anos fechado, as novidades são muitas. Ao todo, você poderá visitar 49 novas salas.
Sendo que, de acordo com a Agência Brasil,
O novo espaço expositivo inclui áreas a que o público não tinha acesso, como as salas que antigamente abrigavam a parte administrativa do museu.”
As de longa duração dividem-se em duas partes: Para entender a sociedade e Para entender o museu.
Já a mostra temporária, ‘Memórias da Independência’, será aberta em novembro e fica em cartaz por quatro meses. Nesta, o museu apresenta mais de 3,1 mil itens da instituição e 562 de outras coleções, além de 76 reproduções e fac-símiles.
Além disso, o famoso quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, também foi restaurado e volta a ocupar o Salão Nobre do museu.