Em fevereiro de 2021, São Paulo ganhou mais um museu. Isso porque, o primeiro Museu Brasileiro de Magia e Bruxaria do país abriu as suas portas ao público depois de um financiamento coletivo muito bem-sucedido.
Para falar sobre o espaço, primeiro é preciso entender como a ideia surgiu. De acordo com o site oficial do museu, a ideia partiu de Claudiney Prieto, bruxo e autor de livros sobre a religião Wicca.
Durante a pandemia, Claudiney decidiu transformar seu acervo pessoal de artefatos ligados à Bruxaria em um museu sobre o tema. Para tirar a ideia do papel, resolveu apostar em um financiamento coletivo.
Em entrevista à UOL, ele se disse surpreso com o apoio da comunidade Bruxa.
E foi assim que as centenas de itens que Claudiney reuniu ao longo de 27 anos ganharam um novo destino. Agora, os artefatos se tornaram um patrimônio público dos Bruxos do Brasil. Além disso, estão à disposição e em exibição para que qualquer um (mesmo que apenas curiosos) possa aprender mais sobre magia.
1º Museu de Bruxaria e Magia do mundo
Fundado em 1951, na Ilha de Man, foi durante anos uma grande vitrine para a Bruxaria, e a grande inspiração para o projeto brasileiro.
Segundo o site oficial do museu brasileiro,
Muitos dos grande nomes da Bruxaria Moderna foram atraídos para um famoso moinho em desuso nos arredores de Castletown, onde puderam conhecer, aprender e praticar Bruxaria com uma das principais figuras da Wicca: Gerald Gardner.
O espaço se tornou uma referência na época e funcionou até 1973. Por lá, era possível ver reconstruções das Tradições da Magia, que incluíam:
- um templo para a prática da magia medieval, que se baseava em um modelo que poderia ter sido usado pelo astrólogo e mágico John Dee;
- uma réplica de um templo de Golden Dawn;
- uma casa de bruxas;
- um restaurante chamado ‘Witches Kitchen’, que servia uma ‘sopa da bruxas’;
- uma fonte dos desejos
Versão Brasileira
O Museu Brasileiro de Magia e Bruxaria apresenta, além das salas repletas de objetos relacionados à magia e bruxaria, um santuário aberto. Aos fins de semana, os rituais que acontecem por ali são abertos não só para praticantes, mas para qualquer um que tenha curiosidade.
Nas salas, a exposição de artefatos e imagens apresentam a Wicca, desde a sua criação até os dias de hoje.
Afinal, o que é Wicca?
A Wicca é uma religião neopagã, ou pagã moderna, que ganhou notoriedade com os estudos de Gerald Gardner. Inspirado nas antigas crenças e práticas ritualísticas da Europa Ocidental, Gardner reinventou a bruxaria.
Embora a palavra ainda cause certo preconceito, a Wicca nada mais é do que um culto à natureza e aos ciclos da vida. Além disso, é a única religião que acredita em uma Deusa, ou seja, uma religião matriarcal.
Os rituais de magia, normalmente, envolvem oferendas de flores e frutas.
O Museu Brasileiro de Magia e Bruxaria está aberto diariamente, das 11h às 18h. Além disso, oferece palestras gratuitas sobre o mundo da Bruxaria e Magia. Para saber mais sobre a agenda, fique de olho no Instagram do espaço.
Onde:Rua Dr. Fabrício Vampré, 259 – Vila Mariana