A cidade de São Paulo vai ganhar um novo espaço cultural. Isso porque, nesta quarta, dia 9, a Casa Gabriel abre as suas portas no Jardim América.
O espaço chega para produzir e difundir arte, em especial a produção do Nordeste brasileiro e seus novos talentos.
Como conta a fundadora, a fotógrafa e empresária cearense Renata Vale,
O novo espaço foi pensado, inicialmente, para ser um estúdio fotográfico. A ideia de construir uma casa de cultura se concretizou enquanto as paredes da construção iam se levantando. O sonho veio com a minha vontade de criar um local de acolhimento da cultura e das artes, com um olhar atento para as manifestações artísticas nacionais e internacionais, porém, sobretudo, que enfatizasse a produção artística do Nordeste brasileiro. Tenho muita consciência da riqueza e do vasto repertório cultural que o Nordeste produz.”
Nesta casa, o convite é para o público descobrir mais da produção artística e cultural do Nordeste brasileiro.
Afinal, além de exposições, a programação contempla cursos, conversas e seminários.
Exposição em cartaz
Na data da inauguração, acontece a abertura da exposição ‘Tempo e Transparência’.
A mostra fica em cartaz até 11 de fevereiro de 2023. E pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 10 às 19h; e aos sábados, das 11h às 15h.
Com curadoria de Marcus Lontra, a exposição coletiva reúne um conjunto de obras de seis importantes artistas contemporâneos cearenses:
- Azuhli,
- José Leonilson,
- Luiz Hermano,
- Tetë de Alencar,
- Sérgio Gurgel,
- Sérvulo Esmeraldo.
Ao extrapolar os limites do regionalismo, os artistas projetam imagens que se inserem no cenário da arte contemporânea nacional e internacional.
Apesar disso, todos mantêm características locais, com origem na tradição visual nordestina.
Desta forma, segundo Lontra, a mostra reúne obras que trabalham a relação do artesanato com tudo o que encontramos ao caminhar na rua.
É a arte popular em seu sentido mais amplo – aquela que vemos nas periferias de São Paulo, Rio e Fortaleza, mas com um tratamento muito erudito e sofisticado.”
Onde: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2906 – Jardim América