O metrô de São Paulo foi inaugurado em 1974, sendo pioneiro em todo o país. Naquela época ele consistia de apenas uma linha, a chamada de Norte–Sul que hoje se tornou a Linha 1–Azul. Em cinquenta anos de história, o transporte se expandiu para 6 linhas com mais de 100km de extensão, levando milhares de paulistanos em um dia só. Conheça a seguir a evolução do metrô de SP!
Conheça a evolução do metrô de SP
1974: Inauguração da Linha Norte–Sul (atual 1–Azul)
A ideia de construir um metrô na capital paulista vem desde a década de 1920. No entanto, períodos de crise financeira no Brasil e no mundo atrasaram o surgimento do transporte.
Após décadas de espera, em 14 de setembro de 1974, inaugurou-se o metrô de São Paulo. Naquela época, ele consistia apenas da Linha Norte–Sul (atual 1–Azul) e possuia cinco estações, que ligavam inicialmente as regiões de Jabaquara à Vila Mariana. Mas atenção ao horário: ele só funcionava das 9h às 13h!
Foto: Acervo do Metrô de São Paulo
O primeiro trecho da Linha Leste–Oeste teve sua inauguração em 10 de março de 1979, causando muita festa novamente por parte da população e os órgãos políticos. Ela ligava inicialmente as estações Sé e Brás, mas os planos eram de expandi-la ainda mais.
O trecho total da linha foi concluído em 1988, adquirindo desde já um percurso muito similar ao que temos hoje na 3–Vermelha.
Então prefeito Olavo Setúbal (direita) e o governador Paulo Egydio Martins na inauguração da linha Leste–Oeste, 1979. Foto: Assessoria de imprensa do governador Paulo Egydio Martins/Wikimedia Commons
Início do século 21: Novas linhas e expansões
Com o início do novo século, o governo investiu na expansão do metrô de SP. Em 2002, a população ganhou a Linha 5–Lilás, que ligava os trechos Largo Treze ao Capão Redondo. Já em 2010 foi vez da Linha Sudeste–Sudoeste, hoje chamada de Linha 4–Amarela, a primeira a ser operada pela iniciativa privada.
Enquanto isso, ainda em 2010, a Linha 2 ganhou novas estações e recebeu acesso até a Vila Prudente.
Trem da Linha Lilás. Foto: Governo do Estado de São Paulo/Wikimedia Commons
Atualmente: 3º maior metrô da América Latina
Seguindo suas raizes pioneiras, o metrô de São Paulo é hoje o maior e mais movimentado transporte metroviário do Brasil. Além disso, é o terceiro mais extenso da América Latina, atrás apenas dos transportes da Cidade do México e Santiago.
Com cerca de 104 quilômetros de extensão e 91 estações, ele recebe mais de 5 milhões de passageiros por dia, um aumento de mais de 1784% de público desde a inauguração.