No dia 7 de maio, é celebrado o Dia do Silêncio. Na data, todas as pessoas são convidadas a separar alguns minutos do dia para aproveitar a ausência de som. E, apesar de sabermos que a capital paulista é intrinsecamente barulhenta, há muitos lugares para fugir do barulho em São Paulo.
Por isso, já que a ideia da data é inserir a prática de silenciar na nossa rotina, confira a nossa lista com alguns refúgios espalhados pela cidade, onde podemos tirar um tempinho para ficar em silêncio.
Jardim Botânico
Com 360 mil metros quadrados, o Jardim Botânico de São Paulo tem espaços silenciosos de sobra. Entre trilhas e lugares para descansar, o lugar é pura tranquilidade. Que tal ler um livro sentado no Jardim do Lineu ou passar um tempo apenas observando o Lago das Ninféias?
Onde: Avenida Miguel Estéfno, 3031 – Vila Água Funda
Espaço Ouvillas
Embora esteja bem ao lado da sempre engarrafada Marginal Pinheiros, o Parque Villa Lobos é grande o suficiente para proporcionar alguns pontos de silêncio. Um deles é o Espaço Ouvillas, que dispõe de espreguiçadeiras e bancos para uso dos visitantes.
Onde: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros
Pavilhão Japonês
Por incrível que pareça, é possível aproveitar o silêncio até mesmo no Parque do Ibirapuera. Por lá, bem escondidinho, está o Pavilhão Japonês. O silêncio impera aqui, tanto na área do jardim de plantas e árvores ornamentais quanto no lago das carpas. Para completar a imersão, ainda há uma exposição com peças da cultura japonesa, como cerâmicas e trajes de guerreiros.
Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, sem número – Moema
Pico do Jaraguá
O ponto mais alto de São Paulo é também um dos mais silenciosos, especialmente em dias úteis, quando o número de visitantes é menor. Por lá, além da calmaria, o visitante ainda pode aproveitar o ar puríssimo. É praticamente um detox urbano!
Onde: Parque Estadual do Jaraguá – Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Vila Chica Luísa
Solo Sagrado de Guarapiranga
Pertencente à Igreja Messiânica Mundial, este é um dos maiores espaços para meditação no Brasil. O lugar é descrito como um “protótipo do paraíso terrestre” e é formado por santuários, cachoeiras e quedas d’água. Ideal para renovar as energias.
Onde: Avenida Professor Hermann Von Ihering, 6567 – Jardim Casa Grande