Parada obrigatória para quem passava pela região central da cidade, o Café Girondino surpreendeu a todos ao fechar suas portas no início deste mês. Dessa forma, esse adeus não era esperado pelos visitantes da casa e gerou grandes emoções na comunidade fã do cafézinho.
Umas das cafeterias mais antigas da cidade serviu gerações de paulistanos desde 1875. Inicialmente, funcionou na Rua 15 de Novembro com a Sé e, em 1998, se mudou para o endereço vizinho ao Mosteiro de São Bento, onde fez história na vida de turistas, comerciantes e admiradores da iguaria cafeeira.
Por que o Café Girondino fechou?
Segundo a nota postada no perfil oficial da cafeteria: “A pandemia deixou cicatrizes que não curaram”. Infelizmente, mesmo nos distanciando cada vez mais da criticidade que o Covid-19 instaurou por aqui, muitos comércios ainda sentem as consequências da época e, desta vez, foi o Café Girondino que não suportou, mesmo sendo símbolo de resistência da memória paulistana.
A casa era a primeira a aparecer em nossa lista de cafés mais charmosos do Centro de São Paulo. Além disso, também foi muito participativa nas disseminação da cultura cafeeira da cidade: participou de festivais e recebeu aqueles que fizeram o tour especial do Dia Nacional do Café, em maio deste ano.
Para matar a saudade:
Apesar da sede, que transmitia todo o glamour e requinte do século passado com sua arquitetura, estar fechada, ainda é possível provar o tradicional café na unidade que fica dentro do CCBB SP.
Inaugurada em 2021, a cafeteria está localizada no térreo do centro cultural e incorpora uma dose de café na programação artística do espaço. Além de oferecer bebidas frias, salgados e doces para os visitantes.
Então, quando a saudade bater, visite a unidade do Café Girondino no CCBB.