
É impossível sair da estação São Bento do Metrô e não perceber a enorme e imponente construção secular que se ergue a sua frente. Estamos falando do Mosteiro de São Bento em São Paulo, um dos templos mais antigos de São Paulo, que levou mais de dois séculos para ficar do jeitinho que o conhecemos hoje.
Fundado em 1598, sua história começa no século XVI, quando os beneditinos chegaram à cidade. Com isso, uma capela dedicada a São Bento começou a ser construída em 1600 e foi concluída em 1634, quando instituiu-se a Abadia.
Muitas e muitas melhorias ao longo dos anos
A estrutura passou por seu primeiro processo de ampliação em 1650, o complexo ganhou ainda um colégio e a Faculdade de São Bento, nos anos de 1903 e 1908, respectivamente. A renovação definitiva do local aconteceu por causa do religioso alemão Dom Miguel Kruse, que pretendia modernizar o lugar.
Assim, a igreja e o mosteiro da época colonial foram ao chão em 1910 para que um novo edifício fosse construído. Seguindo o projeto do arquiteto Richard Berndl, as obras se estenderam até 1922, quando o novo Mosteiro São Bento foi finalmente entregue.
A arquitetura do local se inspira no estilo eclético germânico, enquanto sua decoração interna teve planejamento e execução do monge holandês Adelbert Gresnicht, beneditino que veio ao Brasil especialmente para trabalhar na obra.
Visita papal — O mosteiro passou por mais um processo de restauração em 2006, para hospedar o papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, que aconteceria em maio do ano seguinte.
O que se pode fazer no Mosteiro de São Bento?
Tome um brunch exclusivo dentro do Mosteiro de São Bento
Uma experiência que une gastronomia, cultura e história em um dos maiores patrimônios de São Paulo, o visitante tem a chance de assistir à Santa Missa dominical com Canto Gregoriano, às 10h e uma visita guiada pelo local começa por volta das 13h onde um dos monges beneditinos, que acompanha o grupo por locais não acessíveis ao público geral.
Os eventos acontecem em datas selecionadas, sempre aos domingos e os ingressos são vendidos antecipadamente.
Missa na Igreja do Mosteiro de São Bento
As missas são realizadas diariamente, com destaque para as celebrações aos domingos, que atraem muitos visitantes.
Segunda a Sexta: 7h (canto gregoriano); 13h
Sábado: 5:50h (canto gregoriano)
Domingo: 8h; 10h (canto gregoriano)
Concertos Candlelight no Mosteiro de São Bento
A combinação da luz suave de milhares de velas e a arquitetura histórica do mosteiro cria um ambiente verdadeiramente especial. Imagine estar rodeado por séculos de história enquanto cada nota ressoa no ar como se fosse tocada por anjos.
É um convite para fechar os olhos e deixar-se levar, onde cada acorde é uma estrela que brilha na escuridão, iluminando almas e corações. Neste cenário mágico, onde a arte e a espiritualidade se encontram, fazem desse momento uma celebração única.
Quando visitar
O Mosteiro de São Bento em São Paulo está aberto para visitação nos seguintes horários:
Segunda, Terça e Quarta-feira: 06h00 às 18h00
Quinta e Sexta-feira: 06h00 às 08h00
Sábado e Domingo: 06h às 12h e das 16h às 18h
Como Chegar
📍 Localizado a apenas dois minutos de caminhada da estação São Bento, linha 1-Azul do metrô, também é possível estacionar no estacionamento próprio do Mosteiro ou em algum dos estacionamentos nos arredores.
E aí, você conhecia essas curiosidades sobre o Mosteiro de São Bento? A cidade de São Paulo está repleta de lugares emblemáticos e lindos para serem descobertos.