×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura Guias Secretos

Mosteiro de São Bento: mais de 400 anos de história

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

Mosteiro de São Bento SP

Local começou a ser construído em 1600 e só foi concluído no século XX.

É impossível sair da estação São Bento do Metrô e não perceber a enorme e imponente construção secular que se ergue a sua frente. Estamos falando do Mosteiro de São Bento, um dos templos mais antigos de São Paulo, que levou mais de dois séculos para ficar do jeito que o conhecemos hoje.

+ Pães e cantos gregorianos: conheça a Padaria do Mosteiro São Bento

Muitas e muitas melhorias ao longo dos anos

Sua história começa no século XVI, mais precisamente em 1598, quando os beneditinos chegaram à cidade. Com isso, uma capela dedicada a São Bento começou a ser construída em 1600 e foi concluída em 1634, quando instituiu-se a Abadia.

A estrutura passou por seu primeiro processo de ampliação em 1650, sob patrocínio do bandeirante Fernão Dias Pais. Em troca do suporte financeiro, o patrono pôde ser sepultado na igreja do mosteiro, onde seus restos mortais se encontram até hoje.

O complexo ganhou ainda um colégio e a Faculdade de São Bento, nos anos de 1903 e 1908, respectivamente.

+ Um tour pelo centro histórico de SP

Renovação final

A renovação definitiva do local aconteceu por causa do religioso alemão Dom Miguel Kruse, que pretendia modernizar o lugar. Assim, a igreja e o mosteiro da época colonial foram ao chão em 1910 para que um novo edifício fosse construído.

Publicidade

Seguindo o projeto do arquiteto Richard Berndl, as obras se estenderam até 1922, quando o novo Mosteiro São Bento foi finalmente entregue.

A arquitetura do local se inspira no estilo eclético germânico, enquanto sua decoração interna teve planejamento e execução do monge holandês Adelbert Gresnicht, beneditino que veio ao Brasil especialmente para trabalhar na obra.

Visita papal

O mosteiro passou por mais um processo de restauração em 2006, para hospedar o papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, que aconteceria em maio do ano seguinte.

A cobertura internacional fez com que o local ganhasse destaque na mídia, o que aumentou consideravelmente o turismo religioso em São Paulo.

Onde: Largo São Bento, sem número – Centro Histórico de São Paulo

+ 8 igrejas históricas para visitar em São Paulo