×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Gastronomia O Que Fazer

Pães e cantos gregorianos: conheça a Padaria do Mosteiro São Bento

By Giulia Trecco

padaria do mosteiro

Filial nos Jardins oferece café da manhã com receitas seculares reproduzidas pelos monges.

No século VI, São Bento escreveu regras para garantir que todo mosteiro que levasse seu nome possuísse padaria, horta, queijaria, pomar e oficina. Afinal, na filosofia dele, a vida de um monge deve ser de oração e trabalho, “pois a ociosidade é inimiga da alma”.

+ 5 padarias que estão entre as melhores da cidade

Por isso, desde 1999, os monges do Mosteiro São Bento se aventuraram na fabricação e venda de pães, bolos, geleias e biscoitos. As receitas recuperadas nos arquivos da abadia são antiquíssimas e secretas: são transmitidas apenas de monge para monge, para que o trabalho continue sendo realizado.

Na unidade do centro, o freguês encontra apenas pães e doces para adquirir e levar para casa. Já na filial dos Jardins, as poucas mesinhas dispostas no salão marmorizado convidam para um café por lá mesmo. Tranquilo, o ambiente é embalado por cantos gregorianos. Já dá para imaginar o clima, né?

Entre as opções no menu, há o bolo Dom Bernardo, com café, chocolate, nozes, conhaque, pêssego e gengibre. É uma ótima pedida para acompanhar o chá de baunilha e cacau com laranja, outro queridinho do cardápio. Na parte dos pães, destacamos o São Joachim, feito com sêmola italiana, azeite e azeitonas verdes.

Publicidade

Onde: Rua Barão de Capanema, 416 – Jardim Paulista

+ 6 das padarias mais antigas de São Paulo

Foto de capa: ROMAN ODINTSOV