O investimento na malha ferroviária é um assunto bastante polêmico no Brasil. O país de proporções continentais foi referência no transporte ferroviário na América do Sul até metade do século XX, mas acabou se estagnando e, atualmente, depende dos setores aéreos e rodoviários para se movimentar. Porém, isso deve começar a mudar com o trem-bala que tem sua construção prevista para iniciar em 2027.
Esse projeto ambicioso ligará duas grandes capitais brasileiras de forma eficiente. Assim, beneficiará o desenvolvimento das regiões envolvidas, a integração entre os estados e o melhor: economizará o tempo de deslocamento dos usuários.
Quando o trem-bala estará disponível para uso da população?
A previsão de entrega do projeto está prevista para 2032. Parece distante, mas as intenções de desenvolvimento do transporte perduraram longos 35 anos até que, no ano passado, a autorização de construção foi dada.
Porém, neste momento inicial, os esforços estão voltados para negociações com as prefeituras das cidades por onde o trem passará e conversas com investidores em potencial. O custo estimado para a realização do trem-bala gira em torno da casa dos R$ 50 bilhões.
A grande promessa do novo transporte
Em questões de eficiência e economia de tempo, o trem-bala promete reduzir o deslocamento para apenas 1 hora. Ou seja, se antes demorávamos de 5 a 6 horas para chegar na Cidade Maravilhosa, a partir de 2032 esse cenário mudará para melhor, pois os trens podem atingir uma velocidade de até 300 km/h, assim, agilizando o percurso.
Então, paulistano, a praia do paulista não precisa mais ser somente o Ibirapuera. Em alguns anos, poderemos fazer um bate e volta no RJ sem pegar trânsito! Parece uma ótima ideia, não é mesmo?
Então, já fique de olho nos conteúdos do Rio de Janeiro Secreto para saber quais pontos turísticos você visitará quando chegar a hora de viajar de trem-bala.