Se você mora na Zona Oeste, deve conhecer muito bem a Linha 8-Diamante da CPTM. Ligando a Estação Júlio Pestes, no Centro Histórico, até a Estação Amador Bueno, em Itapevi, ela é uma importante via de acesso entre bairros como Lapa e Barra Funda, até a região metropolitana de SP.
Se tem algo que o paulistano gosta é dar um rolê pela capital sem gastar muito, e que melhor forma de fazer isso do que aproveitando o transporte público? Assim, trazemos neste artigo um guia de atrações culturais e de entretenimento para visitar na Linha 8-Diamante da CPTM, desbravando os arredores de suas estações. Confira!
Foto: Murillo01/Wikimedia Commons
O que fazer na Linha 8-Diamante da CPTM?
Sala São Paulo
Se você curte música clássica, então já prepare a visita. Isso porque a Linha 8-Diamante possui parada na Estação Júlio Prestes, cujo edifício abriga também a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Além de concertos, muitos gratuitos, o espaço conta com visitas guiadas, peças de teatro e outras atividades culturais.
🚇 Na Estação Júlio Prestes
📍 Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos
Museu da Língua Portuguesa
Bem próximo à Estação Júlio Prestes está o Museu da Língua Portuguesa, primeiro do mundo dedicado a um idioma. Seu objetivo é valorizar a língua portuguesa em todos os seus sotaques, analisando as origens e influências do idioma.
O espaço traz exposições, atividades culturais e educativas, além de uma belíssima arquitetura. Afinal, o museu está na Estação da Luz, um dos prédios históricos mais imponentes da capital.
🚇 10 minutos da Estação Júlio Prestes
📍 Praça da Luz, s/n – Centro Histórico
Parque da Água Branca
Se você quer respirar um pouco de ar puro sem pagar muito por isso, uma boa ideia é visitar os parques perto do metrô. Por exemplo, o Parque da Água Branca é facilmente acessível pela Linha 8-Diamante, garantindo um passeio acessível e relaxante.
São mais de 130 mil metros quadrados de natureza e atrações, como workshops gratuitos, feiras orgânicas, aulas de artes marciais para a terceira idade e muito mais.
🚇 5 minutos da Estação Palmeiras-Barra Funda
📍 Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca
Mercado Municipal da Lapa
Se você gosta de produtos artesanais, então pode aproveitar a Linha 8-Diamante para conhecer o Mercado Municipal da Lapa. Afinal, lá você encontra temperos, chás, carnes, bebidas, queijos e outros sabores únicos.
🚇 3 minutos da Estação Lapa
📍 Rua Herbart, 47 – Lapa
Memorial da América Latina
Em seguida, o Memorial da América Latina é outro centro cultural que você pode visitar pela Linha 8-Diamante. Além de exposições permanentes sobre a cultura latinoamericana, o local recebe festivais de música, feiras gastronômicas, palestras, debates e espetáculos.
🚇 4 minutos da Estação Palmeiras-Barra Funda
📍 Avenida Mário de Andrade, 664 – Barra Funda
Parque Estadual Gabriel Chucre
Finalmente, outra atração acessível pela Linha 8-Diamante da CPTM é o Parque Estadual Gabriel Chucre, em Carapicuíba, região metropolitana de SP. Com mais de 130 mil metro quadrados de área, o parque oferece pista de caminhada e ciclismo, pista de skate e quadras para a prática de esportes.
🚇 10 minutos da Estação Carapicuíba
📍 Avenida Consolação, 505 – Vila Gustavo Correia, Carapicuíba/SP