
Conhecida como “Terra das Escolas” e “Atenas do Sul Paulista” por sua forte tradição educacional, Itapetininga é uma cidade com muitas atrações turísticas para explorar. Localizada a 2h15 de São Paulo, o município vale um passeio bate e volta.
Recentemente, Itapetininga foi selecionada para integrar o catálogo de locações audiovisuais do programa São Paulo State Film Commission, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS). Assim, ela passa a atrair produções cinematográficas que registram os cenários de São Paulo. Então, prepare-se para se sentir dentro de um filme quando visitar a cidade!

O que fazer em Itapetininga?
O rio que leva o mesmo nome da cidade fica a apenas 7 km do centro e oferece diversas atrações, como ranchos de pescaria, áreas de caminhada e descanso. Se você curte pesca, o Fishing Park é uma ótima parada para se desconectar da badalação urbana e passar um tempo relaxando à beira do pesqueiro.
Ainda em meio à natureza, você pode conhecer o Parque da Pedra Branca e o Parque Ecológico Regina Freire, onde fica a Lagoa da Chapadinha. Ambos oferecem um refúgio natural com trilhas em meio às áreas verdes da cidade. Neles, vale fazer piqueniques, contemplar a flora e curtir o lazer ao ar livre.
Por fim, vale visitar o Centro Cultural e Histórico Brazílio Ayres de Aguirre, onde também está o Museu Histórico de Itapetininga, para conhecer a história da cidade e suas curiosidades.

Confira a agenda da cidade:
O calendário anual de Itapetininga conta com alguns grandes eventos que movimentam o município. O Expo Agro acontece desde 1995 e enaltece a cultura agrícola da região. Além disso, também ocorre uma Festa do Milho, com delícias gastronômicas feitas com o cereal; o Festival do Boteco, que também é repleto de pratos típicos; e outros eventos religiosos que reúnem a comunidade cristã.
