×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura

MIS: um ode ao audiovisual brasileiro no Jardim Europa

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

mis museu da imagem e do som

Museu foi criado em 1970 e hoje recebe algumas das exposições mais disputadas de São Paulo.

Entre os vários centros culturais presentes na cidade de São Paulo, um dos mais conhecidos e disputados é o Museu da Imagem e do Som.

+ 8 museus e centros culturais poucos conhecidos de São Paulo

O MIS nasceu em 1970 com a missão de registrar e preservar o patrimônio audiovisual do Brasil. Até então, essa demanda era de certa forma negligenciada pelas demais instituições, que tinham seus olhos mais voltados às artes plásticas.

Depois de passar cinco anos funcionando em locais diversos, o museu ganhou sede definitiva em um casarão desapropriado no Jardim Europa. Depois de extensa reforma pelas mãos dos arquitetos Roberto Fasano e Dan Juan Antonio, a instituição pôde, em fevereiro de 1975, abrir as portas da casa nova.

Nos anos seguintes, o MIS se tornou a primeira instituição museológica do país a ter a documentação da história oral como uma atividade permanente. Assim, foram colhidos depoimentos de personalidades como Tarsila do Amaral, Tom Jobim e Sérgio Buarque de Hollanda.

O museu também foi pioneiro na organização de festivais de vídeo, mostras audiovisuais e de fotografia, como o famoso Festival Internacional de Curtas.

Publicidade

Hoje em dia, o museu detém acervo com mais de 200 mil itens, que incluem fotografias, filmes, câmeras, vídeos e cartazes. Também sedia mostras nacionais e internacionais como “Castelo Rá-Tim-Bum: A Exposição”, que atraiu mais de 200 mil visitantes entre julho de 2014 e janeiro de 2015.

Onde: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa

+ 16 passeios na Zona Oeste que você precisa fazer