
Localizada às margens do rio Paranapanema, Pedrinhas Paulista é considerada uma das cidades mais italianas de São Paulo. Enquanto Serra Negra conta com uma réplica da Fontana di Trevi, este município esconde um pequeno Coliseu.
A “Capital Italiana no Brasil” é resultado de um programa de colonização europeia de 1952. Atualmente, a região abriga pouco mais de 3 mil habitantes, tem sua economia baseada no setor agrícola e ainda conta com a língua italiana na grade de matérias do ensino fundamental, além de a população utilizar o idioma informalmente.
O que fazer em Pedrinhas Paulista?
Sem dúvidas, um dos maiores atrativos desta cidadezinha é a Arena de Eventos, uma réplica do Coliseu romano, que fica na região central da cidade. Sua arquitetura é um grande atrativo por trazer a cópia de um dos pontos turísticos mais famosos do mundo no interior paulista.
Ali perto, os visitantes encontram o Memorial ao Imigrante Italiano, com monumentos e estátuas de guerreiros romanos que representam a união entre Brasil e Itália. Ao passar por lá, não deixe de registrar seu passeio. Este ponto turístico tem diversos lugares para tirar fotos.
Além disso, a Igreja Matriz de São Donato, o Bosque Municipal, o Centro Cultural da cidade e o Cine Teatro Municipal são atrações de Pedrinhas Paulista que não podem ficar de fora do seu roteiro.
Visite a “Capital Italiana no Brasil”!
Pedrinhas Paulista fica a 5h30 de viagem partindo da capital. Apesar da distância, o tempo de estrada é recompensado por belas atrações turísticas e tranquilidade, já que a cidade não recebe mais de 11 mil turistas por ano. Ou seja, é um refúgio com história, cultura e natureza para quem curte viajar.
Contrastando com a cidade pacata, a agenda municipal é recheada de atividades como a Festa de São Donato, o Aniversário da Cidade, tradicionais cavalgadas dos grupos de tropeiros e encontros de motociclistas.