O MASP não para de crescer! Após a inauguração do Edifício Pietro Maria Bardi, o Museu de Arte de São Paulo já prepara novos passos ambiciosos. Agora, a ideia é criar um espaço de convivência entre o edifício principal e seu prédio anexo, na rua lateral Professor Otávio Mendes. Parte do projeto “MASP Em Expansão”, a iniciativa transformaria a via em um corredor cultural exclusivo para pedestres.

Um novo espaço de convivência na Avenida Paulista
A iniciativa “MASP em Expansão” busca transformar o museu em um polo cultural, artístico e de convivência na capital paulista. O fechamento da rua lateral seria uma forma, portanto, de integrar melhor os edifícios do museu e ampliar seu espaço coletivo, estimulando mais eventos culturais na região.
O projeto prioriza o pedestre ao oferecer áreas de permanência e descanso, que incentivam a convivência ao ar livre. Apesar da restrição para carros, a Rua Professor Otávio Mendes ainda contará com pontos para embarque de passageiros e para de carga e descarga, de forma a não prejudicar o comércio local ou o transporte de visitantes.

Próximos passos para o “MASP em Expansão”!
O conselho urbanístico da Prefeitura São Paulo já aprovou a transformação da rua lateral do MASP em um espaço para pedestres. Agora, o projeto segue para consultas públicas, audiências e aprovação de outros órgãos públicos antes de receber o aval final da Prefeitura.
Em caso de aprovação, a obra começará em 2026 e será financiada pela iniciativa privada, sem necessidade de subsídios públicos. O MASP terá concessão de uso do espaço por 30 anos, transformando a Rua Professor Otávio Mendes em mais um espaço de cultura e entretenimento na Avenida Paulista.
