O vão-livre do MASP, que fica embaixo do edifício do famoso museu, é um dos pontos culturais mais importantes da Avenida Paulista. Afinal, o local é palco para diversas manifestações, apresentações de artistas de rua e, é claro, a famosa Feira de Antiguidades da Paulista.
A partir do ano que vem, podemos esperar ainda mais eventos incríveis ocorrendo por lá. Isso porque, neste mês de novembro, a prefeitura de SP — que administrava o local até então — concedeu o vão-livre para o MASP, de forma que o museu será responsável pela programação artística do espaço. Saiba mais a seguir!
Vão-livre do MASP receberá ainda mais atividades culturais em 2025
Segundo a administração do museu, a nova concessão, que terá prazo de 20 anos, tornará possível que atividades culturais do MASP ocupem seu vão-livre. Dessa forma, o público poderá aproveitar de exposições temporárias, oficinas e grandes eventos, que serão todos gratuitos.
A mudança vem próxima à inauguração do novo prédio anexo do MASP, que tem previsão para ocorrer em março de 2025. Trata-se do Edifício Dumont-Adams, ao lado de seu edifício principal, que integrará o complexo museal após reforma. Ele contará com um novo restaurante, duas galerias e cinco espaços para exposições.
E a Feira de Antiguidades?
Há mais de 40 anos, todo domingo, o vão-livre do MASP recebe a Feira de Antiguidades da Paulista. Com a mudança da concessão do local, o que acontecerá com ela?
Em entrevista para a CBN São Paulo, o diretor de Experiência e Comunicação do MASP, Paulo Vicelli, explica que os planos são usar o espaço para outros eventos, ao menos inicialmente.
Desde este ano, em decorrência da reforma no vão-livre, a Feira transferiu suas atividades para o Parque Mário Covas. É possível, portanto, que ela siga ocupando novos locais da cidade, em vez de retornar ao MASP.