Com mais de 70 anos de história, bar ganhou esse nome por causa de bordão do seu primeiro dono.
Se a região central de São Paulo tem o Bar Leo como referência em boteco, a zona norte tem o Famoso Bar do Justo, no bairro de Santana.
+ Os 5 bares mais antigos de São Paulo
O estabelecimento tem esse nome por causa de seu primeiro dono, Juraci. Ao entregar o troco ao cliente, sempre dizia “pode conferir que está justo”. O bordão pegou e, anos depois, rebatizou o local.
De pé desde 1949, a casa é um dos principais pontos de encontro da região, com mesas que seguem concorridas do entardecer à madrugada. Em época de Copa do Mundo ou de decisão de campeonatos locais, é comum ver multidões acompanhando a redonda pelo telão disponibilizado pela casa.
O que pedir no Famoso Bar do Justo?
Pelo site institucional, o boteco promete “porções fartas e cerveja gelada”. Ali, o destaque é a brusqueta de berinjela crocante, que chega à mesa do freguês após ser gratinada no forno com muçarela e patê de queijos. Também tem fama a cestinha de pernil, com a carne coberta com requeijão.
A parte de lanches inclui os esperados misto quente, sanduíche de mortadela e bauru, enquanto a seção de refeições com “maior sustância” oferece opções como frango à passarinho e camarão à grega, que vêm acompanhados por arroz e fritas.
Por fim, se você quiser experimentar algum prato que já ganhou prêmios, opte pela costela 40 horas. Vencedor do concurso Comida di Buteco em 2015, o combinado inclui bolinho indiano de costela com morangos em pedaços, empadas de inhame e maionese.
Onde: Rua Alferes Magalhães, 25 – Santana