São Paulo é uma das cidades mais antigas do país e sua história é contada de diversas maneiras, seja através dos monumentos ou da gastronomia. Por isso, falar sobre os bares mais antigos de SP é também dar forma à identidade paulistana.
Afinal, não há nada mais paulistano do que um happy hour nas sextas-feiras, não é? A tradição é tão forte que alguns estabelecimentos se mantêm na ativa há mais de 70 anos! Por isso, selecionamos os bares mais antigos de SP para você conhecer, caso ainda não tenha feito isso!
Ponto Chic
O Ponto Chic é um dos bares mais tradicionais de São Paulo, com quase 100 anos de existência e história. Além disso, sua inauguração, no Largo do Paissandu, coincidiu com a Semana de Arte Moderna. Assim, os intelectuais, artistas, modernistas logo adotaram o bar como reduto.
Os alunos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco também se tornaram assíduos frequentadores. Um de seus mais ilustres alunos, Casimiro Pinto Neto, conhecido como Bauru por ser da cidade, foi o responsável pela invenção do sanduíche que levou seu nome e é um dos lanches que é a cara da cidade.
Bar do Mané
O Bar do Mané faz parte da história do Mercado Municipal de São Paulo. Sua inauguração conjunta, em 25 de janeiro de 1933, marcou o aniversário da cidade naquele ano.
Até hoje o negócio permanece com a família de um dos fundadores do bar, que foi responsável pela criação de um dos sanduíches mais conhecidos de São Paulo, o sanduíche de mortadela.
📌Rua da Cantareira, Rua E, 306 – Box 14 – Centro Histórico de São Paulo
Bar Léo
O Bar Léo é um dos bares mais antigos de SP e também um dos mais tradicionais da cidade. Além disso, inaugurado em 1940, ficou conhecido pelo chopp que é considerado como um dos melhores da capital.
📌Rua Aurora, 100 – República
📌Rua Aspicuelta, 578 – Vila Madalena
Bar do Vito
A Vila Zelina é um bairro da Zona Leste que, na década de 30, abrigou os primeiros imigrantes da Lituânia. Por isso, ostenta um curioso e genuíno boteco cheio de referências àquela ex-república soviética. Fundado pelo imigrante lituano Vitautas Tunnelis, o Vito, em 1942, o bar de mesmo nome oferece petiscos típicos e cervejas importadas do país.
📌Avenida Zelina, 851 – Vila Prudente
Famoso Bar do Justo
O Famoso Bar do Justo é um ponto de encontro na zona norte da cidade, desde 1949. Seja para curtir o happy hour ou assistir aos jogos de futebol, o local está sempre cheio e animado. Além disso, de acordo com os donos, o nome surgiu porque o primeiro dono, seu Juraci, ao entregar o troco, sempre dizia: “Pode conferir que está justo”.
📌Rua Alferes Magalhães, 25/29 – Santana
Elidio Bar
Sabia que o Elidio Bar foi o primeiro a servir acepipes no balcão? Para abrir o apetite da clientela fiel, o bar oferece mais de 100 tipos de acepipes! Além disso, a casa também ostenta várias camisetas de times autografadas. Isso porque o Seu Elidio, fundador do bar, tinha paixão por futebol.
📌Rua Isabel Dias, 57 – Mooca