Nesta quinta, dia 25 janeiro, diversas iniciativas marcam os 470 anos de São Paulo, e uma delas é irresistível. Isso porque, desde 2004, o Mercado Municipal Paulistano celebra o aniversário da cidade e, também, o seu próprio – o espaço foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933 – com o tradicional bolo de aniversário de São Paulo no formato da cidade.
A distribuição de pedaços acontece a partir das 12h, mas é melhor chegar cedo para garantir a sua fatia. Afinal, como toda boa tradição, esta reúne dezenas de paulistanos que vão até lá não só para apreciar a iguaria, mas também para fazer parte dessa experiência única.
Bolo de aniversário de São Paulo: 500 kg de sabor e tradição
Este ano, o grupo irá preparar a sobremesa à base de pão de ló e recheio de creme de confeiteiro, além de frutas como manga, morango e frutas vermelhas.
Além disso, como de costume, o doce terá o formato do mapa de São Paulo, além de dizeres em celebração dos aniversários. Tudo isso em:
- 6 metros de comprimento;
- 4 metros de largura;
- cerca de 500 kg.
Sobre o projeto Espetáculo do Bolo
O Projeto Espetáculo do Bolo, nome oficial do projeto, é mais do que uma simples tradição culinária; é uma expressão de amor e união entre os paulistanos. Afinal, a iniciativa ressalta a riqueza cultural e gastronômica que faz de São Paulo uma metrópole única.
A iniciativa colaborativa conta, desde 2004, com o apoio do Observatório da Gastronomia e do chef Ricardo Magalhães lidera a construção do bolo gigante. Ao todo, cerca de 40 voluntários que preparam, ao vivo, o bolo no Mercado Municipal a cada ano.
O chef Ricardo Magalhães destaca:
Não são bolos que comemos, sentimos o gosto e lavamos a louça depois. São bolos monumentais que se eternizam em nossa memória. A construção do bolo é uma verdadeira obra de arte feita com a mão de cada um dos colaboradores.”