×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
O Que Fazer

‘Vila Madalena’: relembre trama e algumas curiosidades da novela

By Giulia Trecco

vila madalena novela

Novela global teve cenas externas gravadas em bares, restaurantes e lojas do bairro paulistano.

Desde que a televisão começou a investir em novelas, várias produções já tiveram São Paulo como cenário principal. Uma delas é “Vila Madalena”, escrita por Walther Negrão e exibida na faixa das 19h pela Rede Globo entre outubro de 1999 e maio de 2000. O folhetim usou o tradicional bairro da Zona Oeste como pano de fundo para o desenvolvimento de suas histórias.

+ Relembre os pontos de São Paulo que marcam presença na abertura de “A Próxima Vítima”

Trama principal

Houve, no início da novela, quatro protagonistas. Solano (Edson Celulari) era marido de Eugênia (Maitê Proença). Cheio de dívidas, ele fica feliz da vida quando consegue um bico como caminhoneiro. O trabalho, no entanto, se mostra uma maldição, já que a carga era contrabandeada. Por isso, Solano acaba condenado a 17 anos de cadeia, deixando a esposa, recém-revelada grávida, sozinha no mundo.

Em paralelo, Pilar (Cristiana Oliveira) e Roberto (Marcos Winter) estão acertando os últimos detalhes para o casamento dos sonhos. Até que um dia ela topa com dois rapazes que tentam assediá-la. Para defender a noiva, Roberto interfere e acaba causando a morte de um dos sujeitos sem querer. Por fim, também vai em cana.

Solano e Roberto acabam se conhecendo na penitenciária e se tornam amigos. Como resultado de bom comportamento, Solano tem a pena reduzida e acaba livre depois de sete anos. Antes de deixar o cárcere, pega uma carta escrita por Roberto para sua amada, Pilar.

Então, o recém-liberto protagonista vai atrás da mulher do amigo e acaba se apaixonando por ela, que corresponde. Em seguida, se decepciona ao encontrar Eugênia muito bem casada e seu filho, criado por outro homem.

Os dilemas finalmente começam. Eugênia deve voltar para os braços de um ex-presidiário ou continuar com o atual marido? Como Roberto reagirá ao saber que Pilar se apaixonou por Solano?

Elenco de peso

Além do quarteto de protagonistas já citados, “Vila Madalena” contou com outros nomes de peso no elenco. Laura Cardoso, Rosamaria Murtinho, Flávio Migliaccio, Oscar Magrini, Rosi Campos, Ary Fontoura e Yoná Magalhães são alguns dos nomes estrelados.

Publicidade

Gravações na “Vila Madá” (mas nem sempre)

Apesar do nome da novela, todas as cenas em estúdio foram gravadas no Rio de Janeiro. Por lá, foi erguida uma cidade cenográfica que imitava bem o clima do bairro paulistano.

Sobrou à Vila Madalena, então, boa parte das cenas externas. Restaurantes, lojas, comércios e bares do bairro ganharam espaço na telinha. A badalada vida noturna também aparecia com frequência na trama.

Feita para ganhar os paulistas

A novela foi escrita por encomenda. A direção da Globo havia pedido uma novela que ganhasse o público paulista. Por isso, Walther Negrão, que morava há cinco anos na Vila Madalena, assumiu o projeto. O folhetim teve um total de 155 episódios e nunca ganhou uma reprise.

Abertura dinâmica

Sua abertura mudava a cada semana. Em vez de um clipe específico, a vinheta continha vídeos das músicas que compunham a trilha sonora nacional da novela. Abaixo, as versões com “Tô Saindo”, de Ana Carolina, e “Profecias”, cantada por Xuxa.

+ Judas do Norte existe? Conheça a cidade da global ‘Salve-se Quem Puder’