×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

São Paulo na telinha: conheça 7 novelas que foram gravadas na cidade

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

novelas em são paulo

Bairros como Mooca, Vila Madalena e Bixiga foram algumas das locações utilizadas nas tramas.

O brasileiro tem em seu DNA o gosto por novelas! Seja um bom drama ou uma comédia pastelão, quem nunca parou alguns minutinhos na frente da televisão para acompanhar o desfecho de algum vilão memorável, né? A experiência fica ainda mais interessante quando vemos locações do nosso cotidiano na TV, como ruas pelas quais passamos sempre e pontos turísticos de São Paulo.

+ 10 filmes e séries gravados na cidade de São Paulo

Dito isso, confira sete novelas cujas tramas se desenrolam pela cidade.

A Próxima Vítima

Com os bairros da Mooca e do Bixiga como cenários, a novela tinha como principal argumento investigações de vários assassinatos aparentemente sem ligação entre si. No ar originalmente de março a novembro de 1995, teve no elenco nomes como Susana Vieira, José Wilker e Aracy Balabanian.

O melhor de tudo? A icônica abertura ao som de “Vítima”, de Rita Lee, mostrando pontos turísticos como o MASP, o Monumento às Bandeiras e o Parque do Ibirapuera.

Cortina de Vidro

Exibida pelo SBT entre 1989 e 1990, teve como protagonistas o ator Herson Capri e a hoje jornalista Sandra Annenberg. O nome da novela se refere ao Edifício Dacon, localizado na Avenida Faria Lima, onde parte da história se desenvolveu.

Verdades Secretas

Bastante ousada, foi uma das novelas de maior sucesso a tomarem a faixa das 23h da Rede Globo. A trama de Walcyr Carrasco usava São Paulo para falar principalmente sobre prostituição, traição e abuso de drogas. Muitas cenas foram gravadas em pontos como a Rua Augusta, Vila Madalena, Parque do Povo, Barra Funda e Vila Leopoldina.

Disponível na Globoplay, “Verdades Secretas” ganhará uma sequência, com o retorno de Camilla Queiroz como Angel. Apesar disso, ainda não há data certa para o lançamento da nova temporada.

Passione

Bairros como Tatuapé, Vila Maria e Jardim América foram bastante utilizados em cenas para esta trama de 2010. Outras locações incluíam o CEAGESP e o Autódromo de Interlagos. O núcleo principal da novela acompanhava mãe e filho que desconheciam a existência um do outro, interpretados por Fernanda Montenegro e Tony Ramos, respectivamente.

Publicidade

Vila Madalena

Como o próprio nome já indica, a novela usa a Vila Madalena como pano de fundo para contar a história de um homem condenado injustamente. O glamour e a vida noturna da Vila eram retratados com frequência no folhetim, que teve cenas rodadas em restaurantes, lojas e bares do bairro. Com Edson Celulari e Maitê Proença, ocupou a faixa das 19h da Rede Globo entre novembro de 1999 e maio de 2000.

Rainha da Sucata

Exibida pela Rede Globo em 1990, teve Glória Menezes, Regina Duarte e Tony Ramos nos papéis de maior destaque. Uma das principais locações era um prédio comercial localizado na Avenida Paulista, onde ficava o escritório de uma das protagonistas. A ideia geral da novela era mostrar o contraponto entre a ascensão dos novos ricos e a decadência da elite paulistana.

Éramos Seis

Inspirada no livro homônimo de Maria José Dupré, a trama acompanha os Lemos, uma família de classe média que vive na famosa Avenida Angélica. Ao todo, já ganhou cinco adaptações televisivas, nas emissoras RecordTV (1958), Rede Tupi (1967 e 1977), SBT (1994) e Globo (2019). Em sua versão mais recente, Glória Pires interpretou o papel da matriarca Lola.

+ 5 livros que se passam em São Paulo

Foto de capa: Júlio Boaro/Wikipedia