×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

10 filmes e séries gravados na cidade de São Paulo

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

10 filmes e séries gravados na cidade de São Paulo

Quem não gosta de ver a própria cidade ou reconhecer avenidas e prédios icônicos na tela?

Ruas e avenidas da cidade já serviram de pano de fundo em produções nacionais e internacionais. Em alguns casos pode passar despercebido pelo espectador, mas em outros o cenário paulistano faz mesmo parte da trama. 

A prefeitura, desde o ano passado, oferece um incentivo financeiro para as grandes produções rodadas por aqui (é preciso que tenha sido gasto, pelo menos, R$ 500 mil). É um jeito de colocar a cidade em destaque nos cinemas e nas televisões do mundo todo. 

Preparamos uma lista com 5 filmes e 5 séries para você curtir a cidade.

Ensaio sobre a cegueira

O longa, baseado no romance de José Saramago, foi dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles e conta com a participação de astros de Hollywood. Entre eles, Julianne Moore, Mark Ruffalo, Gael García Bernal e a brasileira Alice Braga. Vários pontos de São Paulo, como o Minhocão, aparecem nas cenas da cidade fictícia da trama.

2 Coelhos 

Daqueles filmes no maior estilo de ação hollywoodiano, 2 Coelhos foi dirigido por Afonso Poyart e se passa na cidade de São Paulo. O lado bom e o lado ruim da cidade aparecem em meio a cenas de explosões, efeitos especiais que simulam quadrinhos e muito mais. Dá para reconhecer muitos lugares no filme, como o Copan, a Praça Roosevelt e ruas da cidade. 

Carandiru

Um dos filmes mais sangrentos do cinema nacional e também um clássico dele, foi dirigido por Hector Babenco. Retrata a história do Massacre do Carandiru, episódio na antiga Casa de Detenção de São Paulo, que ficou conhecida por conta do nome do bairro na Zona Norte da cidade. 

O Casamento de Romeu e Julieta

A rivalidade entre Corinthians e Palmeiras ganha ar de comédia no longa de Bruno Barreto. Romeu é um corintiano roxo, enquanto Julieta já foi até musa do Palmeiras. Enquanto vivem esse romance “proibido” passam pelo atual Allianz Parque e Pacaembu. 

As melhores coisas do mundo

A diretora do filme, Laís Bodanzky, já é conhecida por mostrar nas telas as ruas de São Paulo. Nesse filme, adolescentes da classe média paulistana passam por momentos de diversão e também sérios, comuns nessa fase da vida. Diversos bairros da Zona Oeste aparecem nas cenas, como a Praça do Pôr-do-sol.

O Cheiro do Ralo

O personagem de Selton Mello, Lourenço, é dono de um antiquário localizado no tradicional bairro da Mooca. As expressões paulistanas preenchem boa parte do filme, que é muito mais baseado nos diálogos do que em ação. O “boteco” que o personagem frequenta também é a cara do centro da cidade.

Publicidade

Sense8

Foi a primeira gravação de grande porte da Netflix na cidade. Algumas das cenas do episódio final da série usaram a Parada do Orgulho LGBT, que acontece anualmente na Avenida Paulista, como cenário.

3%

A primeira série original brasileira da plataforma de streaming Netflix também foi rodada em São Paulo. As cenas foram filmadas na Arenas Corinthians, por conta do design futurista do prédio, que combina com o futuro pós-apocalíptico da trama. 

Black Mirror

O episódio ‘Striking Vipers’, da 5ª temporada da série da Netflix, foi filmado em São Paulo, com cenas no Viaduto Santa Ifigênia e no edifício Copan. 

Sintonia

Dirigida por KondZilla, conhecido diretor de videoclipes de funk, a série conta a história de três jovens moradores da mesma favela em São Paulo. Mostra através da interconexão da religião, tráfico e música, a vida nas comunidades. 

Conquest

Em 2019, a cidade recebeu a equipe de Conquest, série produzida pelo ator Keanu Reeves. A Avenida Paulista foi fechada e tomada por atores e pela equipe de gravação e causou alvoroço. Outros pontos da cidade, como Vale do Anhangabaú, o Memorial da América Latina e a Praça Pedro Lessa, também aparecem na trama. 

Fotos do artigo: Divulgação

 

Tags: filmes