
A capital possui endereços com nomes engraçados, curiosos, musicais e até poéticos. Conheça alguns deles.
Para escrever este artigo, tentei descobrir quantas ruas São Paulo. Só aí a tarefa já se mostrou difícil! O blog ‘As ruas mais estranhas de São Paulo‘, por exemplo, menciona mais de 150 mil logradouros espalhados pela cidade. É muita rua espalhada pela capital! Agora, imagina só a criatividade que é necessária para batizar cada uma delas.
+ Ruas de SP: o que aconteceu em 25 de março?
Selecionamos as mais engraçadas que encontramos espalhadas pela cidade.
Rua Borboletas Psicodélicas
A mais famosa das ruas estranhas está localizada no Jabaquara, zona sul de São Paulo. De acordo com o Dicionário de Ruas da Prefeitura da cidade, o nome foi retirado do Banco de Nomes e trata-se de um trecho do terceiro movimento da obra musical ”Pour Martina” para piano do compositor Henrique Morozowicz.
Antes de receber este nome em 1991, a rua chama-se Marcelo Vieira Barbosa em homenagem ao filho do responsável pela construção das primeiras casas do logradouro.

Travessa Alecrim Dourado
No distrito de Santana, pertinho do Hospital do Mandaqui, está a travessa que recebeu o nome do canto popular. A pequena viela foi regularizada apenas em 2015 e ainda não possui placa indicativa.
Travessa Sem História, Sem Destino
De acordo com o Dicionário de Ruas, o nome do logradouro, localizado no Iguatemi, é o título de uma música composta por Paulo Debétio e Paulinho Rezende.

Travessa dos Nomes Mágicos
Nomes Mágicos é o título de um poema de Carlos Drummond de Andrade, parte do livro Fazendeiro do Ar. Também é o nome dessa travessa, localizada no Jabaquara.

Rua Evocação das Montanhas
Você talvez conheça Evocação das Montanhas na voz de Milton Nascimento. E a rua, localizada no Iguatemi, você conhecia?

Rua Eternas Ondas
A Rua Eternas Ondas, título de uma música de Zé Ramalho, teve seu nome retirado do Banco de Nomes.

Rua Superbacana
A rua, localizada em Itaquera, teve o seu nome retirado do título de uma música de Caetano Veloso.

Travessa Música de Boa Noite
Segundo o Dicionário de Ruas, o nome foi retirado do Banco de Nomes. O nome refere-se a música para voz média e piano, sobre texto folclórico, do compositor paulista José Penalva.

Rua Primeiro Sorriso
O endereço na Sapopemba foi inspirado pela peça musical para piano de autoria de Souza Lima.

Foto de capa: Reprodução/Google