Quem nunca sonhou com uma viagem pelo mundo? Às vezes, desbravar os horizontes pode estar além do nosso orçamento, mas, se você deseja conhecer novas culturas, as cidades interioranas de São Paulo são um prato cheio! Isso porque, no passado, o estado recebeu imigrantes de todos os cantos e, hoje, podemos desfrutas da pluralidade que o turismo local nos oferece.
Então, confira a seleção de cidades que listamos para você e viaje o mundo sem sair de São Paulo!
Campos do Jordão, a Suíça brasileira!
A arquitetura típica, o clima frio e a gastronomia europeia contribuíram para a fama do município, que é um dos passeios favoritos dos paulistanos no inverno. Campos do Jordão é repleto de atrativos turísticos, como: a charmosa Vila Capivari, a Ducha de Prata e o teleférico do Morro do Elefante.
⌚ 2h30 de viagem partindo da capital
Holambra, a Holanda brasileira!
Ao chegarem por aqui, os imigrantes holandeses trouxeram algumas tradições, entre elas: o gosto por campos floridos! Então, se você busca apreciar belas flores e conhecer um Moinho, visite Holambra.
Na agenda da cidade, destacam-se eventos como a Expoflora e o Natal de Holabra.
⌚ 2 horas de viagem partindo da capital
São Roque, a Portugal brasileira!
A quantidade de vinícolas e festividades relacionadas à produção da uva tornam São Roque um pedacinho de Portugal no Brasil. Por lá, é possível realizar roteiros turísticos nas fazendas e degustar vinhos de excelente qualidade.
⌚ 1h20 de viagem partindo da capital
Itu, a Espanha brasileira!
Apesar de se destacar pelos objetos gigantes distribuídos pela cidade, Itu também tem forte influência dos imigrantes vindos da Espanha. Não é a toa que o Festival Hispânico, que já está em sua 30ª edição, é uma das principais comemorações da região.
⌚ 1h30 de viagem partindo da capital
Japão: diversos destinos pelo estado!
Mogi das Cruzes
Mogi tem uma forte comunidade japonesa, por ser uma das maiores colônias no país. Então, além do tradicional Festival das Flores, a cidade também tem pontos turísticos relacionados à cultura nipônica: o Casarão do Chá, o Centro de Cultura e Memória Taro Konno e o Parque Centenário da Imigração Japonesa.
⌚ 1h20 de viagem partindo da capital
Atibaia
A Festa do Morango de Atibaia e Jarinu e Festa das Flores e dos Morangos são as estrelas do calendário de Atibaia. Conhecida como “terra do morango”, a cidade tem como atrativo a colheita e degustação da fruta e o Parque Edmundo Zanoni, com seu belíssimo jardim japonês.
⌚ 1h15 de viagem partindo da capital
Registro
Assim como temos a “terra do morango”, também temos a “capital brasileira do chá“: Registro. Localizada no Vale do Ribeira, este município é marco da colonização japonesa e recebe turistas para degustarem a tradicional bebida nipônica e presenciarem a colheita nas fazendas da região.
⌚ 2h50 de viagem partindo da capital
Itália: diversos destinos pelo estado!
Serra Negra
A tradicional Cantina e Ristorante Famiglia Schiavo e os pontos turísticos da cidade, como a Fontana Di Trevi e a Vinícola Família Silotto fazem com que Serra Negra se assemelhe muito com uma típica cidadezinha italiana. Afinal, em que outro lugar você encontraria uma réplica da fonte mais famosa do mundo, se não neste município?
⌚ 2h30 de viagem partindo da capital
Vinhedo
Além de abrigar o Hopi Hari e o Wet’n Wild, Vinhedo também é sede de duas importantes celebrações: a Festa da Uva e a Festa do Vinho. Além de ter charmosas adegas e alambiques para visitação.
⌚ 1h20 de viagem partindo da capital
Pedreira
O Center Louças Pedreira atrai muitos turistas para a “capital da porcelana”, que lembra o artesanato típico da Toscana. Mas, além das lindas louças, os atrativos naturais, turismo religioso e gastronomia da cidade não deixam a desejar. O Museu da Porcelana de Pedreira conta os detalhes da imigração italiana na região.
⌚ 2 horas de viagem partindo da capital