O que não falta em São Paulo é rolê! Seja qual for a sua vibe, tem sempre coisa para fazer na cidade. Mas, se a pedida é fazer rolês em São Paulo de metrô, o transporte público é a melhor opção para conhecer os lugares mais legais de SP.
Vimos esse post aqui da Secretaria da Cultura do Estado de SP, em parceria com o Metrô, e adoramos o roteiro! Confira os nossos locais favoritos!
Biblioteca de São Paulo
Um dos rolês em São Paulo de metrô é visitar a Biblioteca de São Paulo (BSP) no Parque da Juventude. Ali, neste terreno, antes funcionava a casa de detenção conhecida por Carandiru.
Segundo o projeto do governo de São Paulo, o espaço foi concebido para ser arrojado e multimídia, de acessibilidade total, com projeto inovador de inclusão social por meio da leitura. Para chegar lá, basta pegar a Linha 1 (azul) e soltar na estação Carandiru.
Onde: Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana
Pinacoteca de São Paulo
Ainda na linha 1, ao descer na estação da Luz, você encontra vários rolês legais para fazer. Mas, por aqui, vamos destacar dois.
O primeiro é a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Você sabia que ela é o museu de arte mais antigo da capital? Além disso, abriga inúmeras produções brasileiras de artes visuais e ainda possui uma arquitetura belíssima! Aos sábados, é de graça!
Onde: Praça da Luz, 2 – Luz
Museu da Língua Portuguesa
Outro rolê cultural imperdível é o Museu da Língua Portuguesa. E a maneira mais fácil de chegar ao Museu é de metrô! Quem desembarca na Luz não precisa nem sair da Estação, porque tem acesso direto à bilheteria pela passarela no térreo.
Além disso, o Museu da Língua Portuguesa funciona de terça a domingo, sempre das 9h às 16h30. No entanto, para quem quer fazer uma visita mais tranquila, a dica é ir aos domingos, quando o fluxo de visitantes costuma ser menor.
Onde: Praça da Luz, sem número – Luz
Casa das Rosas
Na linha 2 (Verde), você também tem acesso a rolês culturais incríveis, como a Casa das Rosas, um dos lugares queridinhos dos paulistanos, descendo na estação Brigadeiro.
Após uma restauração que durou dois anos, a Casa das Rosas reabriu no final do ano passado e, desde então, recebe visitas, exposições novas, performances, bate-papos e mais!
Onde: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista
Theatro São Pedro
Construído em 1917, o Theatro São Pedro é um marco histórico na cidade. Isso porque é uma das poucas casas de espetáculos inauguradas no século XX que ainda está em funcionamento em São Paulo.
Atualmente, o local continua a receber espetáculos ao vivo fascinantes, desde óperas icônicas até concertos mágicos à luz de velas. Para conferir a beleza desse prédio, pegue a linha 3 (vermelha) e desça na estação Marechal Deodoro.
Onde: Rua Barra Funda, 171 – Barra Funda