Uma das poucas casas de espetáculos inauguradas no século XX que ainda está em funcionamento em São Paulo, o Theatro São Pedro é uma jóia arquitetônica e um marco na história da cidade, ele recebe desde inesquecíveis óperas, concertos à luz de velas e filmes clássicos com trilha sonora executada por uma Orquestra. O Theatro é peça fundamental para a cena artistíca da capital, separamos aqui algumas informações que você talvez não conhecia, vem conferir!
A história do Theatro São Pedro
Inaugurado em 16 de janeiro de 1917, o Theatro São Pedro foi projetado pelo arquiteto italiano Augusto Bernadelli Marchesini e construído pelo português Manuel Fernandes Lopes, considerado o mais moderno e luxuoso da cidade na época, com estilo arquitetônico predominantemente neoclássico com detalhes em art nouveau. Atualmente, o teatro tem capacidade para 636 espectadores e é uma das poucas casas de ópera do Brasil com uma programação contínua dedicada ao gênero.
O que fazer no Theatro São Pedro?
Com uma acústica fabulosa, o Theatro São Pedro é o local ideal para assistir a óperas, espetáculos de música ao vivo e peças teatrais, ele também recebe os encantadores concertos Candlelight que com um mar de velas tremeluzentes iluminam esse local histórico proporcionando um cenário mágico. De compositores atemporais como Vivaldi e Tchaikovsky a lendas do rock como Coldplay e Queen, com certeza há um concerto para todos os gostos.
Um incentivador de cultura e novos talentos
O Theatro é sede da Orquestra do Theatro São Pedro, criada em 2010 e referência em ópera e música lírica no Brasil e em 2013, foi criada a Academia de Ópera do Theatro São Pedro, que oferece formação gratuita em canto lírico para jovens cantores investindo na formação de novos talentos. E na busca de democratizar o acesso às artes, o teatro oferece programação ao público em geral com preços acessíveis, reafirmando a sua importância para a preservação da história cultural e influência na cena artística paulistana.
Exibições de filmes no Theatro?
Embora o edifício tenha sido construído inicialmente apenas para sediar produções teatrais, a partir da década de 1920, ele foi transformado em um cinema em pleno funcionamento. O espaço recebeu exibições de filmes por mais de 40 anos, até 1968, quando Maurício Segall e a atriz Beatriz Segall (Sim, Odete Roitman, a própria!) assumiram o controle do local e decidiram que ele deveria apresentar apenas espetáculos teatrais. Atualmente, em datas selecionadas, o Cine São Pedro é um projeto de cinema com música ao vivo que exibe filmes clássicos com trilha sonora executada por uma Orquestra.
Localizado na região central da cidade de São Paulo, pertinho da estação Marechal Deodoro do Metrô, o Theatro São Pedro é um dos locais especiais em São Paulo que recebe os encantadores concertos à luz de velas, a combinação perfeita de música ao vivo e luz de velas é a noite perfeita para relaxar em um dos locais mais bonitos da cidade, e você não vai querer perder essa oportunidade.