São Paulo é uma cidade em constante transformação e os seus bairros provam isso. Hoje em dia, a Vila Buarque (região entre Santa Cecília, Consolação e República) está em destaque e boa parte do seu sucesso se deve aos espaços gastronômicos da região.
Além dos restaurantes já renomados, como o Le Casserole, A Casa do Porco, e o Bar da Dona Onça, há sempre espaço para novas descobertas. Pensando nisso, separamos quatro restaurantes na Vila Buarque que valem a visita.
Solar da República
Faça uma viagem à Portugal sem sair da Vila Buarque, no Solar da República. O ponto na Marquês de Itu, que costumava ser uma lanchonete, ganhou ares de tasca portuguesa e bar de vinhos.
Dentre as estrelas da casa, estão, por exemplo, bacalhau à Brás, bacalhau com broa, bacalhau com natas, e o arroz de bacalhau. Além disso, o restaurante também realiza dois festivais gastronômicos mensais. São eles: o Festival de Sardinhas (assadas no forno, acompanhadas de batatas cozidas, broa de milho e pimentões) e a Paella da Casa. Em ambos é possível repetir à vontade.
Onde: Rua Marquês de Itu, 134 – Vila Buarque
Bia Hoi
O Bia Hoi traz para a Vila Buarque a típica comida de rua do Vietnã. Inspirado nos botecos vietnamitas, conhecidos como bia hoi, a casa oferece uma variada oferta de pratos do país asiático.
Entre as receitas já clássicas da casa estão:
- Goi Cuon (rolinhos primavera vietnamitas, que são frescos e não fritos);
- Thit Kho To (picadinho de filé mignon suíno em um perfumado molho de leite de coco queimado);
- Pho, o prato nacional do Vietnã (caldo de ossos de boi preparado com especiarias, ervas aromáticas e finas fatias de peito de boi).
Onde: Rua Rêgo Freitas, 516, Vila Buarque
Amélia Mercearia
A casa foi aberta pelas irmãs Juliana Borges e Dani Borges em 2020, perto do Largo do Arouche, como uma mercearia. Porém, o sucesso dos pães artesanais, massas, molhos e sopas servidos por lá, fizeram a casa migrar para um espaço maior.
Nasceu assim a nova versão do Amélia, um restaurante contemporâneo que oferece culinária afetiva, mas também moderna.
Onde: Rua Rêgo Freitas, 428, Vila Buarque
31 Restaurante
Para o chef Raphael Vieira, é importante questionar alguns aspectos do sistema alimentar atual. Por isso, o restaurante busca pequenos produtores que atuam na região e abastecem a cozinha com vegetais, grãos, frutos do mar e até mesmo café.
Para levar ao prato ingredientes em sua melhor versão, o 31 se propõe a oferecer um cardápio dinâmico. Ou seja, a cozinha se adapta ao que os produtores podem fornecer em termos de frescor, qualidade e quantidade. Então, aqui o menu é não só autoral, como renovado diariamente.
Onde: Rua Rêgo Freitas, 301 – Vila Buarque