×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Gastronomia

Bar da Dona Onça serve comida de boteco aos pés do Copan

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

bar da dona onça

Disputadíssimo, restaurante oferece porções, pratos com cozidos e sopas com pães para “chuchar”.

O centro de São Paulo é escolha certeira quando o assunto é matar a fome. E um dos endereços mais procurados por quem passa pela Avenida Ipiranga é o famoso Bar da Dona Onça.

+ Onde comer no centro de São Paulo? Conheça os nossos favoritos

Localizado na base do Edifício Copan, o bar abriu as portas em 2008, sob comando da chef Janaína Rueda. Por lá, cozidos feitos em panela de pressão (uma especialidade da cozinheira) chegam ao freguês em porções de boteco e em pratos da cozinha popular brasileira.

O menu é extenso: as mais de 15 entradinhas “para comer com as mãos” incluem nuggets de dobradinha, coxinha de galinha caipira e canudos de palmito com ovas de peixe. Além disso, há saladas, massas, peixes e frutos do mar.

Queridinha do público, a rabada de boi acompanha polenta cremosa e salada de agrião. Já a dobradinha chega com feijão branco, arroz, paio e legumes.

“Chuchada” autorizada

O ato de “chuchar” é mais que incentivado pela casa. Todos os caldos acompanham pães francês de fabricação própria para o cliente mergulhar na tigela.

Entre as opções, dá para escolher a mistura cuidadosa de fígado em tiras, caldo de cebola e jiló ou o caldinho de moela de frango, tomate fresco, cheiro-verde e pimenta biquinho.

Publicidade

A tal “Dona Onça”

Conforme descrição no site do restaurante, a chef Janaína Rueda é uma mulher de “gênio forte, icônica, guerreira e protetora como uma onça”. Vem daí, claro, o nome do restaurante.

Bastante democrático, o Bar da Dona Onça é o lugar perfeito para reunir amigos, levar a família ou organizar um happy hour com o pessoal do trabalho. É importante lembrar, porém, que as mesas são disputadas, então vale dar uma ligada para tentar uma reserva.

Onde: Avenida Ipiranga, 200 – República