×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Gastronomia

6 restaurantes de países “diferentões” para fugir do óbvio

By Giulia Trecco

restaurantes países diferentes

Em São Paulo, você pode viver experiências gastronômicas de países como Irã, Camarões, Vietnã e Noruega. 😍🌎

São Paulo é uma das cidades mais cosmopolitas da atualidade, muito disso se deve a diversidade presente na cidade desde a chegada de imigrantes alemães, italianos, franceses e japoneses, nos séculos passados. No decorrer dos anos, São Paulo manteve-se como um local onde novos povos encontraram um local para chamar de casa. Isso fez com que novas culturas e culinárias foram incorporadas a cidade que conhecemos hoje.

Veja também: 6 restaurantes com comida exótica que você encontra em São Paulo

E como paulistano adora uma boa comida, listamos seis restaurantes de países que fogem do óbvio.

Bánh Mì Vietnam

O restaurante do vietnamita Yann Dupierre e o argentino Adriián Polimenimira foca na culinária popular encontrada nas ruas do país asiático. Além do sanduíche que dá nome à casa, são servidos pratos populares como o gỏi cuốn (um rolinho de folha de arroz recheado) e o phở bò (uma sopa cozida por oito horas), por exemplo. No cardápio, também é possível pedir suas respectivas versões veganas, com tofu e shimeji como substitutos.

Onde: Rua Almirante Marques Leão, 672 – Bela Vista

Biyou’z

Culinária e cultura africanas são as estrelas do Biyou’z, restaurante comandado pela camaronesa Melanito Biyouha. Em suas duas unidades, a chef serve principalmente pratos típicos do Camarões, mas também abre espaço para receitas advindas de outros países da África.

Onde: Alameda Barão de Limeira, 19 – Campos Elíseos

Rua Fernando de Albuquerque, 95 – Consolação

Prato Grego

O Prato Grego traz ao paulistano a oportunidade de conhecer um dos lanches mais famosos da Grécia: o suvlaki. Com pão pita e iogurte de produção própria, o sanduíche leva frango, tomate e cebola roxa, tudo isso acompanhado por batatas fritas. Além disso, Stylianos “Stélios” Moyssiadis e sua esposa, Andrea, que comandam o negócio, vendem pratos de gesso e outras lembrancinhas do país.

Onde: Rua Ribeiro de Lima, 453 – Bloco C, loja 136 – Bom Retiro

Publicidade

Escandinavo

Depois de viver quase uma década na Noruega, a chef paulista Denise Guerschman abriu o  Escandinavo. O restaurante, especializado em cozinha nórdica, oferece pratos que saem do comum, pelo menos para nós. O menu traz peixes como arenque e salmão, pães “diferentões” e bolinhos feitos com pernil e bacon. Além disso, a carta de bebidas, possui sidra com ruibarbo, importada da Dinamarca.

Onde: Rua Deputado Lacerda Franco, 141 – Pinheiros

Gulab Hari

Considerado um pedacinho da Índia em São Paulo desde sua inauguração, em 1995, o Gulab Hari oferece menu totalmente vegetariano e vegano, que varia conforme os dias da semana. Às segundas-feiras, por exemplo, o freguês escolhe entre combinados com arroz negro, dahl de lentilha vermelha, almôndegas de triguilho com amêndoas e quinoa frita. E para quem adora levar uma lembrancinha para casa, há ainda uma loja anexa ao restaurante, com seleção de temperos, especiarias, grãos e chás.

Onde: Rua Antônio Carlos, 429 – Consolação

Amigo do Rei

Com a missão de caracterizar a culinária iraniana no Brasil (que “não é igual à árabe”, conforme avisa o site do restaurante), o Amigo do Rei existe há mais de 20 anos. Depois de passar pelas cidades de Paraty, no Rio de Janeiro, e Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, o projeto veio de mala e cuia para São Paulo, onde funciona na sala de estar da chef Nasrin Haddad Battaglia.

Onde: Rua das Orquídeas, 612 – Mirandópolis

Veja também: Pratos do mundo num mesmo lugar

Foto de capa: Reprodução/O Escandinavo