De comida italiana a boliviana, os imigrantes trouxeram os sabores de seus países para a capital, transformando-a num polo do turismo gastronômico.
São Paulo foi o berço da imigração no país e, ainda hoje, concentra grandes colônias. Os imigrantes que ficam na cidade mantêm suas origens através da comida e isso se reflete em restaurantes dos mais vários tipos de culinária.
Pelas ruas da capital, é possível encontrar pratos de diversos países. Alguns bairros se tornaram símbolo de determinados tipos de cozinha.
São Paulo é uma das cidades mais importantes do mundo para se fazer turismo gastronômico. Sua culinária é tão diversificada que agrada tanto a comida de rua, quanto os paladares mais exigentes.
Confira cinco das centenas de gastronomia disponíveis na cidade.
Cozinha italiana
O bairro do Bixiga é o mais popular quando o assunto é gastronomia italiana. Lá a cultura do país é celebrada em eventos como a Festa da Achiropita, além de ser o endereço de tradicionais cantinas e trattorias.
Seja para reunir os amigos em uma noite de pizza ou para um jantar romântico regado a pasta e vinho, São Paulo tem a opção certa para fazer qualquer um se sentir na Itália. Não é a toa que a cidade pede mais de meio milhão de pizzas por dia por delivery!
Cozinha alemã
Mundialmente conhecida pela cerveja, a cultura alemã possui uma diversidade gastronômica que vai do salgado ao doce.
A cidade de São Paulo possui diversos restaurantes focados neste estilo de culinária e também eventos para celebrar a gastronomia do país. Anualmente, o bairro do Brooklin recebe a tradicional MaiFest, festa que reúne o melhor da cultura alemã.
Cozinha sul-americana
Em São Paulo, as comidas dos países hermanos têm sempre espaço à mesa.
Seja para a empanada boliviana, a carne argentina ou o ceviche peruano, a variedade de sabores, texturas e cores, que combinam com a tradicional decoração colorida, típica dos países latino-americanos, são sempre bem-vindas na capital paulista.
Cozinha japonesa
Todas as grandes cidades do mundo possuem uma região dedicada à população asiática, normalmente conhecida como Chinatown.
Em São Paulo, isso não poderia ser diferente. Nossa Chinatown é o bairro da Liberdade, e por lá é possível encontrar o melhor da gastronomia japonesa.
Cozinha árabe
Os pedidos via delivery em São Paulo devem ser divididos entre pizzarias e esfiharias. Isso porque a cidade tem uma influência enorme da cultura árabe.
Nos restaurantes árabes, você pode provar pratos sírios e libaneses, além das tradicionais esfihas, kafta, homus, quibes, e muitos outros pratos que já são conhecidos pelos paulistanos.
Cozinha brasileira
Claro que a gente não ia deixar a nossa própria cozinha de fora. A gastronomia brasileira é resultado de uma grande mistura de culturas e ingredientes, sendo que cada região possui uma influência.
Em São Paulo, a cultura do self service e do prato do dia impera. Tanto que já contamos aqui que a cidade tem pratos para cada dia da semana.
Essas são apenas algumas opções da gastronomia mundial que o paulistano pode degustar pela cidade. Qual a sua favorita?
Foto de capa: Freepik