Governo também deve adotar restrições mais rígidas para evitar a propagação do coronavírus.
A capital paulista vai ampliar a quarentena para além do dia 10 de maio e, de acordo com a secretaria municipal de saúde, vai adotar restrições mais rígidas para aumentar a taxa de isolamento social. Na capital, os números mantêm-se abaixo dos 50%, o que não impede o avanço do coronavírus na cidade.
A recomendação da Organização Mundial de Saúde pede um isolamento de, pelo menos, 70% da população local para evitar a propagação do vírus. Enquanto São Paulo não chega ao número esperado, o governo afirma que é impossível pensar em uma flexibilização da quarentena.
Na semana passada, o governador João Dória afirmou que a quarentena vai começar a ser flexibilizada em cidades de São Paulo com menos casos de Covid-19. Ele também criticou o índice de isolamento social na capital.
Caso a adesão da população ao isolamento não aumente a partir desta segunda, dia 4, os bloqueios em vias da cidade poderão ser planejados e realizados durante todo o dia, como tentativa de aumentar a restrição e desestimular as pessoas a saírem de casa.
Recomendações durante quarentena
- Se possível, fique em casa. O distanciamento social é ferramenta de prevenção e deve ser respeitado;
- Se precisar sair de casa, use máscara;
- Evite aglomerações ou locais pouco arejados;
- Cubra sempre a tosse (não utilizando as mãos, mas os braços);
- Utilize lenços descartáveis e jogue-os no lixo após o uso;
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão;
- Evite tocar nos olhos, nariz e boca;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal.
Foto de capa: @Mircea Iancu